[CentOS-pt-br] vsftpd - 530 Permission denied - A SAGA

Ernani Medeiros esales em fabricaweb.com.br
Segunda Janeiro 17 15:11:19 EST 2011

Pessoal,

Muito boa tarde. Eu tenho o problema descrito no assunto da mensagem. Tenho
que permitir que arquivos feitos no Dreamweaver numa máquina Windows 7 Pro
sejam colocados em uma máquina CentOS.

Primeiro tentei fazer isso via SAMBA, sambei muiiiiiiito e não consegui –
apesar de estarmos perto do carnaval. Passei quase 30 horas direto, virando
a noite para resolver isso: fazer uma máquina Wind 7 enxergar um Centos 5.5.
O Windows 7 enxergava a máquina Linux, mas tudo parava por aí. Quando
clicava na máquina o Windows mostrava uma mensagem de que não sabia qual era
o caminho da rede. Tentei todos os blogs de quem diz que sabe e de quem não
sabe; Google, CentOS.org e nada. O Linux nem era um PDC, tudo o que eu
queria era um compartilhamento em grupo. Alterei até o registro do win 7 em
polices envolvendo LM e NTLM e nada, nada mesmo, nadinha. Coloquei um
notebook XP na tentativa, o danado enxergou o win 7 e vice-versa, mas no
Linux – apesar de ver a máquina – o mesmo erro do win 7. Mais de 30
reinicializações depois eu desisti.

Pensei: prâ que SAMBA? Se é só o dreamweaver colocar arquivos em um servidor
Linux, basta configurar um FTP Server nele. Bem, escolhi o vsftpd. Usei Yum,
configurei o conf e no final:

Estado:          A conectar a 192.168.0.104:21 ...

Estado:          conexão estabelecida, à espera da mensagem de boas-vindas

Resposta:      220 Bem vindo ao FTP FabricaWeb.

Comando:      USER webuser em 192.168.104

Resposta:      331 Please specify the password.

Comando:      PASS ***********

Resposta:      530 Login incorrect.

Erro:      Erro crítico

Erro:      Não foi possível conectar ao servidor

Na linha “Comando”, eu tentei: webuser, webuser em 192.168.0.104,
webuser em LINUXCENTOS, LINUXCENTOS é o nome da máquina.

Ou seja, eu chego até a máquina Linux, mas não consigo chegar na pasta.

Win 7: 192.168.0.102

Linux: 192.168.0.104

Pasta /var/WWW

Owner: webuser

Group: webuser

Ambos: 775

chown –R webuser:webuser /var/WWW

chmod -R 0775 /var/www

Vsftpd.2.0.5

CentOS 5.5

Status da porta FTP:

# netstat -a -n -p | grep vsftpd

tcp        0      0 0.0.0.0:21                  0.0.0.0:*
OUÇA       5393/vsftpd

SeLinux: Desativado.

Arquivo vsftpd.conf = no fim da mensagem.

Coloquei estas informações para o caso de algum colega perguntar o que já
fiz.

Tenho uma conexão ssh funcionando, inclusive em uma porta diferente da 22.
Testado com chave publica e privada no PuTTY e tudo funciona. Estou quase
desistindo deste FTP e partindo para uma solução WinSCP. Mas neste caso o
Dreamweaver não aceita o protocolo usado.

Bem se alguém puder ajudar, agradeço muiiiiito e fico na dívida.

Um forte abraço,

Ernani

vsftpd.conf

anonymous_enable=NO