Fala Fabiano,

Blz?

Bom é necessário verificar todo o perfil de hardware da sua máquina, pois o chip da placa de vídeo apresente algum tipo de particularidade com a versão que vem no CentOS, lembrando o CentOS é fork do RHEL (Red Hat Entreprise Linux), com isso ele deveria ser mais estável possível, por este motivo também você irá observar que alguns pacotes são mais antigos devido a maturidade da versão para rodar em um ambiente enterprise.

Algumas diferenças que você irá perceber são arquivos de configuração, sua localização é diferente do Debian, exemplo são os arquivos de configuração de interface de rede.
- Debian, e variantes: /etc/network/interfaces
- Red Hat e variantes: /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-(nome da interface).

Gerenciamento de pacotes, onde vai utilizar o RPM, na minha opnião mais estável e mais robusto que o DEB.
Antigamente reclavam muito dos RPM devido as dependências, mas era a falta de conhecimento das pessoas, achando que o pacote RPM teria tudo, o conceito de repositório não era diluído.


Você pode começar utilizando o wiki.centos.org, é uma ótima referência.

Caso queria também existe ótimos documentos no docs.redhat.com.



Sobre o Ubuntu estar instável, seria também interessante investigar o motivo, assim gera mais conhecimento e caso seja bug de alguma parte do sistema, ajuda o projeto, como gostaria que depois que utilizando o CentOS e acontecer este problema, faça o mesmo.


Abs!
-Aslan



On 29-02-2012 14:12, Fabiano de Almeida wrote:
Boa tarde,

Utilizei por muito tempo as distros Debian, Ubuntu e Mint. Por diversos motivos resolvi trocar, e me foi indicado o CentOS como distro estável. Baixei a versão 6.2 e instalei num notebook CCE (que utilizei por muito tempo com o Ubuntu 10.04/10.12) core2duo, 2GB ram e 120GB hd.

Estou estranhando pois achei o sistema um tanto quanto pesado para a interface dele e está apresentando instabilidades (por exemplo, se eu mudar de tela [alt+f1], não consigo mais retornar para o modo gráfico). Acredito que seja necessário ajustes para o funcionamento adequado.

Peço indicação de materiais, dicas e afins que possam me ajudar na ambientação nesta distro e a correta configuração. Dentre vários motivos, estou testando o CentOS para, me adaptando e atendendo minhas necessidades, poder implantá-lo num servidor que atualmente roda ubuntu 11.10 server 64bits, que infelizmente está apresentando instabilidades, sendo necessário reiniciá-lo periodicamente.

Grato pela atenção,

--
Fabiano de Almeida


_______________________________________________
CentOS-pt-br mailing list
CentOS-pt-br@centos.org
http://lists.centos.org/mailman/listinfo/centos-pt-br