Eu falei pouco, por que comecei de brincadeira e os debianos já levaram pro lado pessoal... Então, meu segundo post foi só pra rebater um fato que um usuário omitiu (deb x rpm) e ninguém respondeu. Ainda assim esperei passar alguns comentários pra não aumentar o flame.
Acho este tipo de discussão sem sentido (não a sua Gondim, a do cara).
Se for pra discutir qual distribuição é melhor pra utilizar de estação porque já vem com XYZ instalado e configurado, ou o tema padrão que vem com X é mais intuitivo para o usuário, ou a instalação da Y é mais fácil, tudo bem.
Mas discutir qual distribuição é melhor pra utilizar pra servidor Web/BD/etc e ainda não expor nenhum argumento técnico, pra mim está mais para um hoax do que outra coisa.
Primeiro, se você tem um webserver com alto load, você não vai querer utilizar o apache que vem com a distribuição (não importa se ela seja Debian, RHEL, CentOS, SuSe), você vai querer compilá-lo somente com as opções que você vai utilizar. Os pacotes que vem com a distribuição são pré-compilados para atender o máximo número de pessoas com suas necessidades diversas.
Segundo, é importante fazer a mesma coisa com o Kernel (recompilá-lo). O Kernel é igual para as distribuições (tirando as diferentes versões). Todos são do www.kernel.org e todos podem ser “tunados” utilizando sysctl (/proc), limits.conf, etc. Aqui mais um ponto de diferenças entre as distribuições. O que elas fazem é empacotar tudo “configuradinho” e “bonitinho” para atender o maior número de pessoas, mas nós como administradores Linux, temos a OBRIGAÇÃO de saber ajustar os parâmetros de kernel para atender as necessidades específicas relativas à regra de negocio da empresa que está adotando a solução.
De resto, toda a parte nível 1 do SO (configuração de usuários, periféricos), prefiro aquela distribuição que me dê menos trabalho para que sobre tempo pra estudar outras coisas e outras soluções.
Essa é a minha humilde opinião...
[]’s
Lincoln
2010/7/28 Marcelo Gondim <gondim@linuxinfo.com.br>_______________________________________________Lucas tu viu aquele tal de Nelson no br-linux comparando CentOS/RHEL com Ubuntu/Debian?O cara não deu o braço à torcer que estava errado na comparação. rsrsrsrsr Ainda chamou as fontes da RedHat Enterprise de basicão.Tem uns caras que fazem cada comentário sem o menor sentido. Isso que dá ter tanta distribuição linux por aí, acaba virando time de futebol com as mesmas picuínhas :DA pessoa querer fazer comparações técnicas é muito saudável e legal. Agora dizer isso abaixo:=======================================================================================================Nelson (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 9:32 amO CentOS não tem nada de mais em relação ao Debian, pelo contrário é bem menos robusto, estável e não tem a maturação que o Debian tem.
Existe empresas que optam por esse Linux, pelo suporte pago.
Que não funciona bem mas pelo menos é uma disculpa para dar aos clientes.
Tipo “a Microsoft” está providenciando atualização hehehehehe.========================================================================================================Menos robusto? Não é estável e não tem a mesma maturação do Debian?As empresas optam pelo CentOS porque o suporte é pago?Realmente não sei de onde surgem essas criaturas e acabam confundindo a cabeça das pessoas que buscam cultura no assunto.
CentOS-pt-br mailing list
CentOS-pt-br@centos.org
http://lists.centos.org/mailman/listinfo/centos-pt-br
--
Lincoln Zuljewic Silva
More contact info.: http://www.system.adm.br/contact.php
"How often must a question be asked before it’s considered a frequently asked question?"
_______________________________________________
CentOS-pt-br mailing list
CentOS-pt-br@centos.org
http://lists.centos.org/mailman/listinfo/centos-pt-br