Eu sou o autor do post. :)
Não é uma briga, na verdade. É apenas uma opinião inteiramente pessoal. Eu não gostei do "lack" de versões entre o lançamento do CentOS 5.6 e do CentOS 6. Entendo que a base do 6 é completamente diferente, mas sozinhos, o pessoal do Scientific Linux e do PUIAS fez tudo funcionar em bem menos tempo que o pessoal do CentOS. Pra mim, se tornou uma antítese do que o C em CentOS (de Community) significa, pois os desenvolvedores não aceitavam a "ajuda" de ninguém, tampouco relataram o desenvolvimento e os problemas encontrados. A pouca informação que tínhamos era obtida no fórum, e nos canais oficiais do CentOS no IRC, o tópico normalmente era "CentOS 6 will be released when it's ready". Isso não é uma atitude madura.
Usei o Scientific Linux como desktop há algum tempo atrás, e eles também eram demorados na disponibilização de atualizações, e por isso acabei optando em permanecer no CentOS naquela época. Mas a distribuição tinha uma cara mais "profissional" que o CentOS, também na época que testei. Já o PUIAS se mostrou mais sério e mais ágil em disponibilizar as atualizações que ambos. E também mais próximo (em coisas como configuração dos repositórios et al) do RHEL do que os dois, algo que gostei muito.
Por isso, quando o CentOS 6 foi lançado, instalei-o apenas para teste. Na época desse artigo, migrei tudo o que me foi possível pro PUIAS 6, mantendo no CentOS 5 apenas o que ainda não funcionou no release 6 (coisas como o Zimbra e alguns outros softwares proprietários que possuo). O PUIAS mesmo já está em vesão 6.1, e o CentOS 6 mal possui uma semana de lançamento...
Concluindo, não faço "evangelismo" para que se use a distribuição A ou B. Acho que todos devem testar o CentOS, o Scientific Linux e o PUIAS, e decidir entre eles qual o que melhor lhes atende. Estou satisfeitíssimo com o terceiro, que está superando muito bem as minhas expectativas, pois também deixei claro os problemas que tive e que me desagradaram tanto no CentOS quanto no Scientific Linux. Mas há pessoas que não se importam com isso, então, continua sendo uma opinião pessoal.
a briga parece que ficou feia.. ou pior:
http://timmerman.wordpress.com/2011/04/05/razoes-para-nem-comecar-a-usar-o-scientific-linux/
pessoalmente gosto do CentOS e já o utilizei MUITO no deskitópi e
continua sendo minha opção preferencial com server. Mas o artigo me
leva a pensar: devo experimentar o PUIAS?
ué.. "por que não?" afinal, eu sou livre :)
enfim.. taí.
--
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
_______________________________________________
CentOS-pt-br mailing list
CentOS-pt-br@centos.org
http://lists.centos.org/mailman/listinfo/centos-pt-br