Re: [CentOS-pt-br] CentOS 5: experiência

Leonardo Pinheiro leopinheiro em gmail.com
Terça Abril 24 16:55:34 UTC 2007

On 4/15/07, Rodrigo Barbosa <rodrigob em darkover.org> wrote:

> Senhores,
>         já testaram o CentOS 5 ? Quais as impressões iniciais ? Do que
> gostaram ? O que não ficou ao seu gosto ? O que funcionou e o que não
> funcionou ? Comentários ?

Olá,

Estou usando o CentOS 5 32 bits PAE na seguinte configuração: Pentium D 920
(2.8GHz, Intel VT, EM64T) com RAM 2GB, placa-mãe Intel 945GNT, video onboard
(Intel 945), HD SATA2 (acho que da marca Seagate).

Há som onboard, mas como no CentOS 4 o driver para esta plataforma de som
(ICH7) era bem primitivo, a saída de som era bem ruim, e a entrada de
microfone e line-in não funcionavam. Naquela época acabei adquirindo uma
placa de som bem barata, compatível com Ensoniq 5880 (módulo snd-ens1371).
Esta placa funciona perfeitamente no CentOS 5.

Não testei o som onboard no CentOS 5.

A virtualização com Xen parece que funciona razoavelmente bem na
versão 5.0final, mas ainda prefiro o kernel PAE com VMware. Nesta
máquina, o
desempenho do VMware no CentOS 5 é visivelmente melhor que no CentOS 4.

Gostei muito do novo suporte a pendrives.

Esta versão do OpenOffice é consideravelmente mais utilizável.

As fontes do sistema estão melhores, mas ainda podem melhorar.

Os efeitos 3D são suportados pela minha placa de video onboard, porém o
programa desktop-effects está dando uns problemas. Não estou a fim de
detalhar agora, mas isso também acontece com vocês?

[]s
Leonardo