Re: [CentOS-pt-br] CentOS 5: experiência

Giampaolo Carmagnani giampaolo em gmail.com
Segunda Abril 16 02:50:09 UTC 2007

On 4/15/07, Rodrigo Barbosa <rodrigob em darkover.org> wrote:

> Senhores,
>         já testaram o CentOS 5 ? Quais as impressões iniciais ? Do que
> gostaram ? O que não ficou ao seu gosto ? O que funcionou e o que não
> funcionou ? Comentários ?

Instalei o Centos 5 x86_64 em um servidor IBM, xeon 3.0 ghz, 8 gb ram,
1 TB em storage (nas) EMC Clariion con discos scsi em máquina virtual
do vmware server (1 gb ram, 1 processador).
A instalação ocorreu sem problemas, apenas demorava muito para dar o
boot no kernel da instalação, instalei em modo texto, em modo gráfico
a imagem ficava todo "apilhada" no lado direito da tela.
Na hora de fazer o update (yum update) algo extranho aconteceu, no
momento de instalar um novo kernel e estava sendo executado o mkinitrd
a máquina vitrual reiniciou do nada.  Tentativas posteriores faziam
ocorrer o mesmo. Tentei instalar o pacote do kernel com o comando RPM
-Uvh kernel..., mas sempre a mesma coisa.  Amanhã vou instalar as
vmware-tools e ver se existe algo relacionado...
O que mais me interessava era o Xen (nunca tinha usado) apanhei
bastante mas consegui finalmente um bom material no wiki do fedora
core 6, quando consegui fazer funcionar fiz alguma besteira e cortei o
acesso por ssh e perdi minha diversão do final de semana :-(

>         Meus testes iniciais foram apenas para uso como Desktop. Neste
> ponto, ele está fantástico. Mesmo em máquinas pequenas (Duron 1600, 512MB
> RAM, GForce 4 MX440) ele é capaz de oferecer um espetáculo, como comentaram
> algumas das pessoas que vieram no meu escritório para ver o mesmo (e sairam
> com uma cópia do DVD). Celulares, HD Externos, Pendrives e Câmeras
> funcionaram perfeitamente. Em termos de impressora, não posso comentar
> muito, pois todas as minhas foram compradas para funcionar bem em
> qualquer sistema operacional (todas menos 1 são Postscript).
Bom saber, assim que puder instalarei em desktop, as versões
anteriores do Centos, ao meu ver, deixavam a desejar nessa área.

[]s
Giampaolo Carmagnani