[CentOS-pt-br] CentOS 5: experiência

Rodrigo Barbosa rodrigob em darkover.org
Terça Abril 24 16:14:48 UTC 2007

Bom, mais alguns testes relativo ao CentOS 5.

Desta vez, minha máquina de testes é um Notebook Toshiba (Tecra A2),
com 768MB de RAM, anteriormente rodando CentOS 4.4

Tomando esta como uma oportunidade de dar uma limpada no computador,
decidi limpar tudo e começar uma instalação do zero (regerando as
partições etc). É claro, antes fiz um backup para um HD externo
("dump | restore", é claro).

A instalação foi bastante tranquila, com customização de pacotes.
Não instalei KDE ou Openoffice.

Após a instalação, a única coisa que não estava funcionando era
minha placa wireless. Verificando o "dmesg", faltava apenas o firmware.
Uma vez que eu tinha o mesmo salvo no HD externo (USB), foi rápido de
solucionar.

O passo seguinte foi a instalação dos meus pacotes personalizados.
Mutt, codecs do mplayer, openoffice 2.2 e alguns outros. Depois disso,
alguns pacotes do RPMForge (DAG), como o IceWM. Ainda estou terminando
de configurar alguns detalhes do IceWM, porém já notei que a opção de
copiar os menus do gnome não está funcionando. Uma vez que este não é
um pacote oficial, é um problema menor, que irei atacar mais para frente.

Eu tinha lido há algum tempo que o Compiz/Beryl suporta a placa de
vídeo do meu Notebook (i855), e resolvi por a prova. Foi neste
momento que observei (novamente) que a configuração do xorg está
menos que ideal no CentOS 5. Nenhum módulo é carregado por padrão
no xorg.conf. Com a inclusão dos módulos dbe, extmod, fbdevhw, glx,
record, freetype, type1 e dri, o Compiz funcionou perfeitamente.
Existem módulos extras ai, e pelo que vejo, somente glx, extmod e
dri são necessário para o Compiz/Beryl.

Ainda no tema do xorg, mudeia a configuração do "ç" e "Ç" para
usar a combinação ' + c e ' + C (como eu prefiro)[1], e mudei o
driver de "mouse" para não usar o synaptics (que eu abomino),
e melhorar a sensibilidade do mesmo (estou usando MinSpeed 0.9, e MaxSpeed 1).

Link[1]: http://wiki.centos.org/TipsAndTricks/Cedil

Uma coisa que observei foi em relação as fontes. Apesar das fontes do
CentOS 5 (notável principalmente no Firefox) estarem mais próximas dos
padrões que vemos hoje em dia em vários sistemas operacionais, eu estou
sentindo falta das fontes anteriores. Provavelmente, mais por hábito.

Em termos de funcionalidade, até agora tudo está funcionando. A versão
mais nova do driver wireless (ipw2200) é uma melhoria sensível, uma vez
que alguns bugs bastante chatos, que me forçavam a compilar meu próprio
driver, foram eliminados.

Outro fato que está me incomodando é relativo ao HAL. Uma vez que o
mesmo não usa mais o fstab-sync, ele causa "dificuldades" se você
não estiver usando o Gnome ou o KDE, quando a montar dispositivos.
Como exemplo o meu PenDrive, que ele não mais mapeia automaticamente e,
ao invés de um simples "mount /media/KINSSTON", eu agora tenho que
fazer a montagem completa "mkdir -p /media/KINGSTON; mount /dev/sda1
/media/KINGSTON". Mas, como 99% das pessoas vão estar usando o Gnome
ou o KDE, isto novamente é de menor importância.

De maneira geral, até este momento não estou tendo nenhum problema com
o CentOS 5, e as vantagem até agora estão superando (e muito) as
desvantagens que mencionei.

Atenciosamente,

- --
Rodrigo Barbosa
"Quid quid Latine dictum sit, altum viditur"
"Be excellent to each other ..." - Bill & Ted (Wyld Stallyns)