[CentOS-pt-br] Experiências com CentOS 5

Claudio Anderson claudioab em paxconsultoria.com
Quarta Abril 25 13:23:45 UTC 2007

Olá todos, gostaria de compartilhar experiências que estou tendo com
CentOS 5.

Instalei em dual-boot com a versão 4.4, para comparar, e decidi não
instalar o gerenciador de boot, utilizando o gerenciador que já estava
instalado e somente modificando o grub.conf. A instalação correu tudo
bem, sem contratempos. Alguns contratempos apareceram após a instalação,
pois não consegui direcionar o yum para ler os repositórios direto do
dvd e também com isso a interface gráfica 'Adicionar ou Remover
Programas' também não funcionou. No CentOS 4.4 esta interface independe
das configurações do yum. Era quase certo que eu estava fazendo alguma
coisa errada, então não tomei como um problema do CentOS, mas como falta
de tato minha mesmo. Para contornar usei rpm -ivh [pacote1 pacote2 ...
pacoten].

Estou utilizando configurações compartilhadas em alguns programas nos
dois sistemas, a saber: Firefox, Thunderbird, Evolution, Gaim e amsn.
Tive alguns problemas de compatibilidade de versões com o Firefox e com
o Thunderbird, por isso decidi removê-los e instalar a mesma versão
utilizada no CentOS 4.4

De início não consegui utilizar o Firefox 2.0 que utilizo no CentOS 4.4,
ele acusava a falta de uma biblioteca (libstdc++). Esse probleminha foi
resolvido com a ajuda do Rodrigo Barbosa, que me orientou a instalar o
pacote compat-libstdc++-33.

No OpenOffice, apesar de ser uma versão mais atual, tem uma coisa que
não gostei em relação ao anterior: na planilha, ao excluir  células com
a tecla <Delete> aparece uma caixa de diálogo com opções sobre o que
excluir ou não (na versão anterior pressionar a tecla <Delete>
significava "Excluir apenas o conteúdo, preservando os formatos"). Com
uma rápida leitura na Ajuda descobri que na versão 2.0 esta função
pertence à tecla <Backspace>.

A única coisa que ainda está pendente é o funcionamento da placa de som
on-board, que também já deu problema eu outras distribuições mais
atuais, por isso eu tomo isso mais como um problema de compatibilidade
do hardware do que do software.

No quesito servidor, funcionaram muito bem até agora: apache, squid,
mysql, samba e proftp.

Bom, por enquanto é só.

Um abraço a todos.

--
Claudio Anderson <claudioab em paxconsultoria.com>
Analista de Suporte - http://www.paxconsultoria.com