[CentOS-pt-br] Centos no macmini core duo?

Bruno L. F. Cabral bruno em openline.com.br
Sexta Abril 27 15:27:12 UTC 2007

Ola

Leonardo Pinheiro escreveu:
>     Dificil quando voce esta num PDA e a tela de 320x200 nao tem rolagem.
>
> Hahahaha foi mal!! Não quis ser chato, apenas pensei que você não sabia
> sobre bottom-post.

e ainda mais quando o acesso eh via celular (Nokia E61 com wifi e SIP) ;-)

>     Tem que ser x86, por causa dos programas legados que rodam sob wine.
>
> As mini-box da VIA são i586 :-)
>
> Por que você precisa tanto economizar energia?

bem, como tudo sobe (tarifas bancárias, impostos, tarifas de
concessionárias de luz e telefone etc.) menos os ganhos da gente, temos
que cortar de alguma forma as despesas para sobreviver. um amigo
trabalha no inmetro e eles fizeram uma medição de gasto de computador e
monitor CRT e chegaram a conclusão que vale a pena a troca de CRT para
LCD por dois motivos:

1. o LCD gasta bem menos que o CRT
2. o CRT esquenta mais e com isso, gasta-se mais com ar-condicionado
para manter o ambiente numa mesma temperatura

ja no caso dos desktops, entre 120-200-400W e 12W de um thinclient, não
tem nem comparação.

fiz alguns calculos e acredito poder economizar pelo menos 25 a 30% de
energia com essa mudança. a nossa conta de energia dá "apenas"
R$1200/mês (1055kWh), 30% daria R$400 por mês, ou R$4800 num ano.

pensei num gerador a diesel (R$4600) para alimentar os splitters de
ar-condicionado durante parte do dia, mas tem o inconveniente de fazerem
muito barulho - o que iria requerer obras civis e remanejamento de
espaço. trocar os computadores e CRTs é bem mais prático ;-)

num assunto analogo (economias), fiz um levantamento do gasto de
telefone de um escritório que faz DDDs, chamadas para celular e recebe
algumas chamadas a cobrar. Instalando um asterisk, saida celular, VoIP e
call-back via VoIP para o a cobrar, a economia chega a monstros 70%.
Numa conta de R$2000 como a do escritorio isso dá 2000*70/100*12 =
"apenas" R$16800/ano, o que mais que compensa o investimento de R$5000
em hardware

atualmente estou procurando economias de escala também em casa (chuveiro
elétrico x aquecedor a gás, TV de LCD ao invés de TV de plasma(*)) e
para o carro (alcool ao invés de gasolina - motor flex - gás tem o
problema do aumento desde o caso da Bolivia)

[]s, !3runo

(*) a TV de plasma gasta uns 260-320W contra 120-150W de uma TV LCD