[CentOS-pt-br] Monitoramento | LAN, DMZ, Internet

Renato de Oliveira Diogo rdiogo01 em yahoo.com.br
Segunda Julho 30 21:30:07 UTC 2007

Olá pessoal

estou levantando requisitos para montar um firewall/Roteador utilizando o
CentOS e tenho aseguinte situação.

Vou ter 3 redes locais, 1 DMZ e a internet

Eu preciso monitorar o tráfego de todos os hosts para saber e controlar a
banda de cada um deles.

Situações:

Quando qq host de qq LAN acessa a DMZ não vai ser controlado (de inicio),
mas deve ser medido.
Quando qq host de qq LAN e qq servidor da DMZ acessar (ou ser acessado no
caso da DMZ) a internet vai ser monitorado e controlado.

*O problema que eu vejo é como eu vou monirorar a banda de cada um deles
separando quando o tráfego é da internet ou quando o tráfego é da DMZ.*

Alguem sabe como fazer isto? Ou dá alguma dica?

[]s

Renato de Oliveira Diogo

Bacharel em Ciência da Computação
UNESP - Bauru