[CentOS-pt-br] Servidor de email

Silésio Gabriel silesiogabriel em gmail.com
Terça Junho 19 13:42:48 UTC 2007

Berdam,

Como minha primeira participação nesta lista. Quero com minha resposta não
dar uma resposta definitiva, mas iniciar um ponto de partida em sua
investigação.
Atualmente todos os servidores de e-mail estão preparados para atender aos
requisitos mínimos de estabilidade e segurança, oque determinará qual, serão
outras duas variáveis: como será usado o servidor e a estrutura que possui.
Por exemplo: quantos usuários pretende servir? Pretende usar LDAP? Quotas?
Cluster? Utilizará controle de conteúdo das mensagens? Webmail? Listas de
mensagens? daí parta para a estrutura possui o servidor? Já possui Firewall?

Penso ser muito complexo  o assunto para ser respondido a seco - "Use o
servidor XYZ" - forneça mais elementos para que possamos abrir o leque de
possibilidades e oportunidade aos demais colegas relatarem suas
experiências, que achas ?
Mas, posso dizer que o "default" do CentOS - Sendmail - atenderá, claro
precisará fazer alguns ajustes até chegar ao ponto ideal para seu uso. Estes
ajustes são complicados no Sendmail, então uma segunda opção é Postfix mais
fácil a configuração e manutenção.

[]'s

Silésio Gabriel