[CentOS-pt-br] [CentOS-5] WebCam

Leonardo Pinheiro leopinheiro em gmail.com
Quinta Maio 31 20:08:35 UTC 2007

Caros colegas,

Finalmente consegui que uma câmera, a Kozumi CP1, funcionasse. Ela é
reconhecida como "Microdia Triplex i-mini PC Camera", custou cerca de
16 dólares no Paraguai, e funciona com o driver sn9c102 (v4l2).

Agora que já tenho uma webcam funcionando no Linux, percebi que não há
muito o que fazer com ela. É uma pena o Skype ainda não funcione com
vídeo no Linux, já que é impossível convencer meus amigos e parentes a
usarem outro programa que não seja o Skype ou MSN Messenger. Também
não considero utilizar aMSN ou Mercury (que supostamente poderiam
suportar webcam), já que gostei muito do Gaim 2.0 e ja me adaptei.

Espero que o Skype suporte vídeo logo, ou que o Ekiga traga
interoperabilidade com a rede Skype, ou até que o Gaim/Pidgin
incorpore o Ekiga e traga a interoperabilidade com o Skype. Viajei na
maionese... Mas seria bom!

E feliz Fedora 7...

Leonardo