[CentOS-pt-br] Oracle e nova HD SATA e IDE

kleber kleber em usinasaopedro.com.br
Sexta Setembro 7 02:21:00 UTC 2007

Boa noite amigos, sou muito iniciante em linux e em Centos, atualmente trabalho em uma usina como técnico em informática, todas estações windows e o servidor centos rodando oracle...
Nesse servidor tenho duas HDs SATA de 120Gb cada...
Nosso sistema ERP é da CHB, uma empresa de Franca/SP.
Pois bem, nosso sistema existe a pouco menos de dois anos, e essa semana me deparei com a HD do servidor cheia, no comando df (ou é fd ?) aparece dois discos: sda1 e 3, se não me engano; um montado em "/" e outro em "/boot", um com "100% de uso" e outro com "10%"....

Dúvidas:
1. Como faço para saber em qual HD o Centos está instalado, e em qual o Oracle está ?
2. Como faço para instalar uma HD nova e deixa-la funcionando nesse sistema se a HD for IDE ?
3. E se a HD for SATA ?
4. É normal o banco de dados, com menos de 2 anos, ter esse tamanho (suficiente para encher uma HD de 120Gb) ?
5. Como faço para mandar um arquivo pra uma HD específica, exemplo, no windows uso: "copy *.dmp E:\backup" ou "copy *.dmp \\intranet\backup\" . Minha dúvida é como colocar no script do linux uma referência a outra HD ou a outro computador.
6. Utilizo também um comunicador chamado Spark, ele é baseado em cliente-servidor, o módulo servidor (Wildfire) roda com um banco de dados de usuário também, no qual não sei se pode ser isso que "ajudou" a encher essa HD, se alguém mais experiente tiver noção do Spark/Wildfire e puder me dizer como verifico o tamanho do banco de dados dele... agradeceria também.... tenho pouco mais de 40 usuários cadastrados.
7. Como faço para saber o tamanho total do banco de dados do Oracle ?

Bem, pessoal, acho que já criei um belo assunto para esses próximos dias.. se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.
Ótimo feriado a todos... e qualquer coisa é só enviarem uma mensagem!
Obrigado mais uma vez.

Kleber Coelho