[CentOS-pt-br] BIND - iptables

Renato Bezerra smkrenato em centosbr.org
Sábado Dezembro 27 14:27:33 UTC 2008

Caro Renato,

Você utiliza troca de cache com outro servidor? Se você não utiliza, então a
regra abaixo se faz desnecessária, pois o DNS só utiliza o protocolo TCP
para troca de cache.

$IPT -A INPUT -s 189.XX.XXX.X/20 -p tcp -m tcp --dport 53 -m state --state
NEW,ESTABLISHED -j ACCEPT

Nas regras abaixo você tem uma regra permitindo o acesso a rede
189.xxx.xxx.xxx/20 e outra logo em seguida liberando o acesso completo, com
isso você anula a primeira regra.

$IPT -A INPUT -s 189.XX.XXX.X/20 -p udp -m udp --dport 53 -m state --state
NEW,ESTABLISHED -j ACCEPT
$IPT -A INPUT -p udp -m udp --sport 53 -m state --state NEW,ESTABLISHED -j
ACCEPT

Na chain OUTPUT você faz a mesma coisa.

Em relação aos problemas com o DNS, o legal é você integrar um IDS/IPS junto
ao firewall, em outro servidor, rodando Inline e sempre mantendo-o
atualizado.

Eu sempre indico o Snort e o ACID para gerenciamento de logs e alertas

--
Renato Bezerra

LPIC1 - Linux Professional Institute Certified