Re: [CentOS-pt-br] Dificil tarefa de colocar uma estação linux para os usuarios logar num PDC com Samba

Cleber Paiva de Souza cleberps em gmail.com
Terça Janeiro 8 13:51:12 UTC 2008

> [global]
> [...]

Defina o parâmetro log level = 10 para que você consiga ter uma
depuração maior dos erros que estão ocorrendo. Depois de resolvido o
problema alterar para algo como 3 ou até menos dependendo da sua
necessidade.

> Agora coloque a máquina no domínio com  o seguinte comando
>
>   > # net rpc join member -U jgama
> password
> Joined domain CCBSIST

Só administradores do domínio conseguem incluir máquinas no domínio,
se você conseguiu com o usuário jgama provavelmente ele está com este
privilégio. Daqui podemos perceber que provavelmente os únicos
usuários que conseguem se conectar são os com privilégios
administrativos no servidor, que neste caso devem ser os usuários
jgama e juarez. Verfique isso.

> # invoke-rc.d samba restart
> # invoke-rc.d winbind restart
>

> Para certicificar que os dois estão funcionando
>

> # ps -A | grep -i smb
>

> retornar algo como:
> 6730 ?        00:00:00 smbd
> 6735 ?        00:00:00 smbd
>

> No caso do winbind
>
> # ps -A | grep -i win
> 6979 ?        00:00:00 winbindd
> 6980 ?        00:00:00 winbindd
>

> Verifiquei o log para ver se apresenta algum erro
>
> # tail /var/log/syslog
>
> Aparentemente tudo normal

Verifique os logs agora após a alteração do level dos logs.

> [...]
> respectivamente
>
> # wbinfo -u ->  aparecei os usuario no PDC
> # wbinfo -g -> apareceu grupos  Domain Users, Domain Guests, Domain Admins
>
> No arquivo /etc/pam.d/common-auth alterei para:
>
> auth    sufficient      pam_unix.so nullok_secure likeauth
> auth    required        pam_group.so
>

> Criei o arquivo /etc/pam.d/common-winbind, com este conteúdo:
>
> account  required        pam_winbind.so use_first_pass
> auth      required        pam_winbind.so use_first_pass
> session   required        pam_winbind.so use_first_pass

Não seria necessário. Você poderia ter deixado tudo dentro do common-auth.
Tome cuidado ao utilizar as regras no pam, pois a ordem das regras é importante.
O módulo pam_winbind.so possui um parâmetro chamado
require_membership_of= onde você define o grupo aos quais os usuários
devem fazer parte para poderem se autenticar. Verifique isso também
*man pam_winbind*

> [...]
>
> @include common-pammount
> @include common-winbind
>

> No arquivo /etc/security/pam_mount.conf, acrescentei:
>

> volume * smbfs IP_SERVIDOR temp     /media/temp
> uid=&,iocharset=utf8,codepage=cp850,dmask=0700 - -
>

> No arquivo /etc/secutiry/group.conf, acrescentei:
>
> *; *;*;Al0000-2400;floppy, video, cdrom, audio, dialout, disk, games,
> plugdev, lp
>

> Mesmo assim nada de sucesso,  não loga ninguem, na verdade só consigo logar
> o primeiro usuariom que tento e demais não consigo.
>

> O que pode esta errado nos aquivos acima de configurações?

***
Cleber Paiva de Souza