[CentOS-pt-br] WEBCAM

Leonardo Vilela Pinheiro leopinheiro em gmail.com
Segunda Janeiro 14 18:50:03 UTC 2008

2008/1/13 Tiago Oswald <tgxpoa em hotmail.com>:

> Estou começando no linux e gostaria de saber quais os prcedimentos para
> instalar uma webcam USB.
> Tenho uma webcam da D-Link DSB-C310  e não sei muito bem por onde comecar!
> Se alguém puder me dar alguma dica, agradeco!
> Estou usando CentOS 5 e estou com o kernel 2.6.18-53.1.4.el5xen

Caro Tiago,

Dependendo do modelo da câmera, pode ser fácil, difícil ou impossível
fazê-la funcionar no Linux. Geralmente depende de drivers da câmera (módulo
do kernel) e da camada V4L (que gerencia webcams). Não sei dizer se o kernel
xen, que você está utilizando, suporta webcams.

Para testar rapidamente se sua câmera funciona no seu computador com a
configuração atual, instale o programa Ekiga e execute-lo. O Ekiga tem uma
função que mostra a imagem capturada da sua webcam. Veja se funciona de
primeira e nos diga.

Leonardo Pinheiro