[CentOS-pt-br] Algumas perguntas sobre CentOS

André Gugliotti - Hydra Studio andre em hydrastudio.net
Quarta Abril 22 13:07:17 UTC 2009

Olá,

O comando é esse mesmo: service postgresql status | start | stop |
restart. Parece q ele está retornando um erro de q o service não existe.
Tente testar outros serviços, como service httpd, service mysqld,
service qmail.
Não custa nada perguntar:
- não te esqueceste de q o service só está disponível para o root...
- o postgresql está instalado?

Já q ninguém te respondeu, resolvi perder o meu tempo pesquisando pra
ti. Aí vão as outras respostas...
1) Quais são as diferenças principais entre uma arquitetura de 32 bits
para outra de 64?
Manipulação da cadeia de dados... Já procurou o tio Google?

2) Qual o comando em Linux pra verificar qual é o sistema de arquivos de
uma determinada partição. E pra saber quais são as partições atuais?
Q tal tentar "df --help"?

3) Baseado no parágrafo sobre "Disk Drive Cache" do artigo
http://momjian.us/main/writings/pgsql/hw_performance/ , gostaria de
saber como verificar via comandos Linux se o disco do servidor tem
"write cache battery-backed" e se tiver como habilitar/desabilitar via
comandos.
Bah, sei lá!

4) Existe algum comando Linux para esvaziar o cache do disco quando ele
exceder um certo nível de utilização da memória física livre do sistema?
Dê uma busca no Google com as palavras certas q tu achas (esvaziar cache
disco linux)

5) Como verificar a quantidade de memória compartilhada no sistema e a
sua atual utilização ?
Comando "free"

6) Qual é o comando para iniciar,parar e reinicializar o postgres via
Linux? Tentei services postgresql start | stop | restart | status e não
deu certo.
Já respondi!

Abraços,

André Gugliotti