[CentOS-pt-br] Mistérios do Sistema de Arquivos - essa nunca vi.

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Sábado Agosto 8 16:05:30 UTC 2009

Ola todos,

Vim relatar um estranho ocorrido comigo na quinta-feira. Tenho um CentOS 5.3
como Firewall em um provedor com 2000 assinantes. Fui efetuar a migração de
circuito com mudança do Bloco IP pois lá não tem Bloco AS próprio. Até aqui
tudo bem o problema ocorreu quando fui alterar o simples arquivo
/etc/rc.local pois nele haviam algumas confs específicas. Bem após alterar
todo o sistema e rebootar para testar eis que vem a surpresa, tudo o que fiz
no rc.local quando bootou continuava do mesmo jeito de antes, não no arquivo
mas ao carregar o arquivo, carregava com as informações antigas e dentro do
arquivo rc.local estavam as informações novas. Eu pensei: cace$@$@43 como
que pode isso? No arquivo estão as informações alteradas mas depois do boot
são carregadas as informações que não existem mais. Bem por cagada minha ou
por proteção divina fiz o seguinte:

Fiz o runlevel para confirmar qual era o init default e era o 3 normal. Fui
em /etc/rc3.d/ para checar o link do rc.local e estava lá normal:

lrwxrwxrwx  1 root root   11 Abr  1 23:40 S99local -> ../rc.local*

Aí me deu na telha de fazer daquele diretório o comando: vi ../rc.local e
pasmem

Abriu um rc.local com as confs antigas, coisa do além mesmo. Como que
/etc/rc.local e de dentro do /etc/rc3.d/ fazendo vi ../rc.local não são o
mesmo arquivo? Hahahaha nunca vi isso só pode ser algum pau no File System.

"vi /etc/rc.local"  diferente de  "cd /etc/rc3.d/;vi ../rc.local"

Bem se alguém já passou por isso imagina o quanto fiquei doido procurando o
motivo. :)