[CentOS-pt-br] RES: Mistérios do Sistema de Arquivos - essa nunca vi.

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Segunda Agosto 10 18:16:22 UTC 2009

Sim realmente /etc/rc.local era para ser um link simbólico para
/etc/rc.d/rc.local mas em algum momento e do nada o arquivo deixou de ser um
link simbólico e passou à ser um arquivo comum no /etc. Muito estranho essa
mudança porque com certeza não fiz essa alteração e apenas eu tenho a senha
do servidor. O que parece é que algo aconteceu no FS que pode ter sido em
alguma queda de energia pois o nobreak estava em reparo. Mas pelo menos teve
uma explicação satisfatório e não foi nada do além. Rsrsrsrs :D

-----Mensagem original-----
De: centos-pt-br-bounces em centos.org [mailto:centos-pt-br-bounces em centos.org]
Em nome de Filipe Brandenburger
Para: Portuguese (Brazilian) CentOS mailing list
Assunto: Re: [CentOS-pt-br] Mistérios do Sistema de Arquivos - essa nunca
vi.

Olá,

2009/8/8 Marcelo Gondim <gondim em linuxinfo.com.br>:
> Abriu um rc.local com as confs antigas, coisa do além mesmo. Como que
> /etc/rc.local e de dentro do /etc/rc3.d/ fazendo vi ../rc.local não são o
> mesmo arquivo? Hahahaha nunca vi isso só pode ser algum pau no File
System.

> "vi /etc/rc.local"  diferente de  "cd /etc/rc3.d/;vi ../rc.local"

Isso é o comportamento esperado, e acontece porque /etc/rc3.d é um
link simbólico para o /etc/rc.d/rc3.d, então o ".." (diretório pai) do
/etc/rc3.d é na verdade o /etc/rc.d e não o /etc... O rc.local que vai
ser usado no boot é o /etc/rc.d/rc.local.

O problema no seu sistema parece ser o /etc/rc.local que é um arquivo
e não um link simbólico. Na verdade /etc/rc.local deveria ser um link
simbólico para rc.d/rc.local, é assim nos meus sistemas CentOS:

$ ls -l /etc/rc3.d
lrwxrwxrwx 1 root root 10 Jun 23 11:02 /etc/rc3.d -> rc.d/rc3.d

Dessa forma, quando você edita o /etc/rc.local na verdade está
editando o arquivo correto, /etc/rc.d/rc.local

Em algum momento você deve ter feito alguma coisa que sobrescreveu
este arquivo da forma incorreta. Tente identificar o que foi que
introduziu o erro.

HTH,
Filipe