[CentOS-pt-br] [off] nagios - diferenças de tratamento

Quinta Agosto 13 12:46:48 UTC 2009

bom dia, All.

o assunto é off topic mesmo (sobre o Nagios, embora no CentOS) e o
título não reflete bem o que ocorre aqui, mas não me surgiu melhor. Aos
fatos:

tenho 2 hosts monitorados pelo nagios. Ambos aparecem com status
"critico" e com "CRITICAL - Host Unreachable (200.xxx.yyy.zzz) " em
"status information"

ou seja, APARENTEMENTE estão ambos em igualdades de condição.

contudo, aqui começam as diferenças:

um dos hosts está vermelho na coluna "hosts", o outro está normal.
Clickando-se no host 'vermelho', aparece como "down", o que está
correto; contudo o outro aparece como 'up' embora, como já visto, AMBOS
estão "unreachable". Conferindo-se com o ping convencional, ambos estão
mesmo nessa igualdade de condição, ou seja, mortinhos.

pedindo-se o "status map", um está adequadamente como "down", o outro
não.

olhando-se o *cfg de cada um dêsses hosts e comparando-os, constata-se
que estão AMBOS iguais exceto (naturalmente) por nomes, ip-addr e
aliases.

já cansei de olhar, buscar na documentação e na 'net, já refiz os *cfg
seguindo o roteiro de definição de objetos
(http://nagios.sourceforge.net/docs/3_0/objectdefinitions.html#host)
mas a coisa não vai..

alguém tem alguma idéia a respeito, dica, oração?

TIA

--
 saudações,
 irado furioso com tudo