[CentOS-pt-br] RES: Dependencias todos podem ter problemas :)

Filipe Brandenburger filbranden em gmail.com
Sexta Julho 17 14:59:08 UTC 2009

Olá,

2009/7/17 Marcelo Gondim <gondim em linuxinfo.com.br>:
> Quando fui remover o kernel, o devel e o headers do mais recente
> que eu havia instalado deu esse problema de dependência [...]

O kernel-headers não deve ser desinstalado com o kernel e o
kernel-devel, o pacote "kernel-headers" é diferente do pacote "kernel"
em que existe apenas um pacote "kernel-headers" instalado enquanto que
podem existir vários pacotes "kernel" instalados na máquina. A
princípio não deveria haver nenhum problema em rodar um kernel mais
antigo com um kernel-headers mais atual, na verdade o kernel-headers
só vai ser utilisado para compilações, e é raro que vai haver uma
diferença gritante entre duas versões dentro da mesma família (por
exemplo, CentOS 5.2 e CentOS 5.3).

Se você realmente quer fazer o downgrade do pacote kernel-headers,
você pode fazê-lo com o yum usando o plug-in "allowdowngrade" (ou algo
parecido) ou só baixar o pacote antigo e instalá-lo com "rpm -Uvh
--oldpackage" para fazer o downgrade. Isso não vai quebrar nenhuma
dependência.

NUNCA USE --force OU --nodeps A MENOS QUE VOCÊ SAIBA O QUE ESTÁ
FAZENDO, E MESMO QUE SAIBA, PROVAVELMENTE VAI ESTAR FAZENDO ALGUMA
COISA ERRADA.

Não se esqueça, se você usar --force ou --nodeps e quebrar algo, você
vai ter que se contentar em ficar com as peças do que quebrou... (If
you break it you got to keep the pieces.)

> coisa que tenho reparado são problemas de dependências entre rpmforge e o
> CentOS com relação à alguns pacotes.

O CentOS se preocupa em prover um repositório confiável sem problemas
de dependências (embora como não se paga nada não tem garantia
nenhuma), já o RPMforge não se preocupa com isso, e inclusive o
próprio fundador Dag Wieers diz que pretende deixar pacotes com
problema no repositório para ver se alguém vai arrumá-los quando
encontrar o erro. Recentemente houve um upgrade em massa dos módulos
Perl no RPMforge que deixou o repositório com problemas de
dependências por vários dias (alguns provavelmente ainda existem).
Para fazer as atualizações dos pacotes/repositórios que funcionam, é
aconselhável usar a opção --skip-broken do yum (disponível no CentOS
5).

> mas sinto que a qualidade e integração entre pacotes do
> rpmforge, epel e o repositório do CentOS não estão sempre legais.

RPMforge e EPEL normalmente não funcionam juntos, existem conflitos
entre pacotes de um e de outro, e a maioria dos casos de problemas de
dependências na lista do CentOS são causados pela mistura desses
dois...

> Eu ainda
> uso o yum-priorities e seto as prioridades dos repositórios.

Sim, isso é recomendável, porém não vai resolver 100% dos problemas
entre esses dois repositórios.

HTH,
Filipe