[CentOS-pt-br] java instalado - finalmente

Carlos Monteirint fixnetwork1 em hotmail.com
Quarta Março 18 15:48:06 UTC 2009

qual seu msn amigo?

Date: Wed, 18 Mar 2009 08:56:15 -0300
From: fjunior em univali.br
To: centos-pt-br em centos.org
Subject: Re: [CentOS-pt-br] java instalado - finalmente

Bom dia Irado...

No início também tive alguma dificuldade em instalar o JAVA aqui no meu servidor... mas com tempo e várias tentativas mal sucedidas consegui instalar e acho q posso te dizer quais passos eu segui pra conseguir instalar.

Uma forma de facilitar as coisas é escolher os pacotes de desenvolvimento JAVA no momento da instalação, pois isso faz com que as variáveis de ambiente já sejam configuradas automaticamente. A versão que vem por padrão nos pacotes de instalação não é a última versão do JAVA, por isso de qualquer forma temos que fazer o download do arquivo no site e instalar. Eu sempre pego o binário e rodo ele normalmente. Então eu faço assim:

            - selecionar a opção “desenvolvimento JAVA” durante o processo de instalação;
            - baixar o pacote bin, não o RPM, do site do java para o servidor;
            - chmod +x no pacote binário;
            - ./<pacote>.bin
            - java –version
            - javac –version

Aqui este processo funcionou.

Agora se vc já instalou o sistema, e quer instalar o JAVA depois, fica um pouquinho diferente, mas não muito. :D
A diferença é que vc vai ter q arrumar as variáveis de ambiente. Então vc vai fazer o seguinte:

            - baixar o binário e executar a instalação (chmod, depois executar o binário).
            - entrar na pasta onde ele foi instalado, geralmente em /usr/java/jdk<versão> e dar um pwd para pegar o caminho certinho.
            - agora tu vai editar o arquivo /etc/profile e vai colocar lá no final do arquivo o seguinte: export JAVA_HOME=/usr/java/jdk<versão>
            - tu pode criar links para os executáveis do JAVA no /usr/bin, entrando no diretório /usr/bin e dando um ln –s /usr/java/jdk<versão>/bin/* . (o ponto é importante. :D )

Aqui isto também funcionou corretamente.
Espero ter ajudado e por favor me corrijam onde eu errei.

[]s

            Att. Fábio Jr.