[CentOS-pt-br] Problemas com placa de rede

Filipe Brandenburger filbranden em gmail.com
Terça Maio 12 14:20:55 UTC 2009

Olá,

2009/5/12 Fabio da Silva Junior <fjunior em univali.br>:
> lsmod
> [...]
> Module                  Size  Used by
> skge                   38865  0
> sk98lin               166100  1

O módulo sk98lin está sendo corretamente carregado. O módulo skge
também está sendo carregado (por causa do modprobe.conf), mas não
parece estar sendo usado por ninguém.

> cat /etc/sysconfig/networking/profiles/default/ifcfg-eth1
> HWADDR=00:19:5B:31:07:86

Endereço MAC no arquivo, bom.

> dmesg |grep eth1
> [...]
> eth1: network connection down <====

A conexão não está estabelecida. Pode ser um problema de negociação
entre a placa e o switch aonde ela está conectada. O que diz o switch
em respeito a essa porta? Você tentou desligar a auto-negociação do
switch e forçar a porta a 1Gbps para ver o que acontece?

> cat /etc/modprobe.conf
> [...]
> alias eth1 skge
>
> Eu percebi que na última linha do arquivo, o módulo está incorreto, sendo que era para ser sk98lin no lugar de skge, e acredito que isso esteja causando o problema.

Isso está carregando o módulo skge desnecessariamente, porém o módulo
sk98lin também está sendo carregado, então esse não parece ser a causa
do problema.

> Qual a conseqüência de eu corrigir manualmente o erro ou existe alguma outra forma de corrigir esse problema.

Você pode corrigir o modprobe.conf (ou rodar o comando "kudzu" e
reconfigurar a placa, mas daí você vai ter que configurar os IPs
novamente). O modprobe.conf só vai ser usado novamente no próximo
reboot. So você pode rebutar essa máquina, seria uma boa idéia de
corrigir o arquivo e rebutar, só para garantir que esse realmente não
é o problema.

Mas eu ainda aposto no switch, tente reconfigurá-lo para ver se mantém
a conexão.

Espero que seja útil,

Filipe