[CentOS-pt-br] CentOS como Desktop

Filipe Brandenburger filbranden em gmail.com
Terça Maio 12 14:37:52 UTC 2009

Olá,

2009/5/12 lenrek <linuxebsd em yahoo.com.br>:
> Uso o CentOS como servidor, mas nunca tentei como desktop. Gostaria
> saber de vocês, pessoal da lista, se é possível ?

Sim, é possível. Eu uso tanto no meu desktop em casa quanto no meu
desktop no trabalho (migrei recentemente o do trabalho de Ubuntu 8.10
para CentOS 5.3 e estou satisfeito com a mudança).

> É possível usar o java e flash no firefox sem problemas ?

Sim.

Eu estou usando o Flash Plugin 9 do repositório RPMforge:
http://wiki.centos.org/AdditionalResources/Repositories#head-0798a0dfd0a3655f5d97e087cb7cbc49e1498469

Não tive sucesso com o Flash Plugin 10 64-bit da Adobe ainda...

Eu uso Flash Plugin 32-bit mesmo com o Firefox 64-bit usando o
"nspluginwrapper", funciona bem.

Java também funciona direto, veja instruções aqui:
http://wiki.centos.org/HowTos/JavaOnCentOS#head-02bfc509466ac9dd20168f0fb383b699a4835392

> E ouvir mp3 ?

Sim. Pelo que me lembro também precisa instalar uns pacotes do
RPMforge (gstreamer-plugins-*) para funcionar no Totem, mas funciona
sim.

> Visualizar filmes ?

Sim, uso o VLC para isso. O RPMforge também tem o VLC empacotado em RPM.

O CentOS 5.3 suporta bem as placas de vídeo da Intel. Se você tem uma
nVidia, o RPMforge tem RPMs com os drivers para ela.

Espero que você consiga instalar o CentOS como seu desktop e fique
satisfeito com ele!

Abraços,
Filipe