[CentOS-pt-br] [OT] - Estrutura de armazenamento de uma grande quantidade de arquivos

"Fábio Jr." fjuniorlista em gmail.com
Sexta Novembro 27 12:58:25 UTC 2009

Obrigado pelas respostas,

irado furioso com tudo escreveu:
> MySQL blobs??
>
> http://www.google.com.br/search?q=using+mysql+blobs&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

O que me preocupa em utilizar o banco é ao invés de resolver o problema,
eu só mudar o gargalo. Saio do problema de organização e nfs e passo a
ter problemas com quantidade de conexões.

Logicamente que o banco tem q ser tunado de uma maneira que ele consiga
atender minhas necessidades, mas meu objetivo é uma solução que não seja
paliativa no sentido de que daqui 6 meses eu tenha q procurar outra
forma de armazenar os dados.

Por esse motivo que o armazenamento em cloud me atrai um pouco pois
querendo ou não é uma tecnologia que ainda pode melhorar muito, e talvez
valha a pena apostar algumas fichas nela.

Obg Irado.

Bruno L F Cabral escreveu:
> um metodo usado em maildir, no postfix e no squid é separar em
> subdiretorios estilo
>
> 1/2/123456.jpg
>
> ou mesmo
>
> 12/34/123456.jpg
>
> assim reduz bastante a quantidade de arquivos por diretorio, acelerando o
> acesso

Essa é um método muito bom, que inclusive já fiz alguns testes. O
problema que acabei tendo, talvez por falta de experiência e
conhecimento, foi com as configurações do apache para que quando eu
requisite a imagem http://meusite.com/imagens/123456.jpg, ele encontre a
imagem que esta em /var/www/imagens/12/34/123456.jpg. A regra do
AliasMatch que funciona para esta imagem por exemplo, não funciona para
a imagem 123.jpg. Acredito que tenha solução para esse problema da regra.

Obrigado Bruno.

Outra limitação que talvez seja interessante citar é que alterar o nome
destas imagens está fora de cogitação.

Outra coisa que me preocupa é o momento em que for decidido (mudança de
pastas/inserção no banco/transferência de arquivos para cloud) e a ação
tiver de ser feita. Na ultima vez que migramos estes dados para o novo
servidor de storage, demorou 4 dias para passar todos os arquivos, e
eram menos de 3,5 milhões.

[]s

--
Fábio da Silva Júnior - fjuniorlista em gmail.com
----- http://fabioojunior.wordpress.com -----