[CentOS-pt-br] Utilização corporativa do CentOS

Lincoln Zuljewic Silva lincolnzsilva em gmail.com
Sexta Outubro 9 21:04:36 UTC 2009

Bom ponto de vista Fernando,

Só que nem toda empresa terceiriza a área de TI e para essas empresas
o foco de cada equipe é bem definido.

Por exemplo, onde trabalho temos uns 130 servidores Linux, uns 200
HP-UX e uns 200 Solaris, sendo que a mesma equipe cuida das três
plataformas. O "nosso" (da equipe) negocio é manter o ambiente
operacional funcionando, claro, sempre seguindo as diretivas do
negócio da empresa, porque no final das contas, os "meus clientes" são
as outras área da empresa. Neste caso, não vejo a real necessidade de
um suporte da Red Hat, uma vez que o meu foco é a administração do
ambiente.

Para os outros ambientes nós temos suporte, até porque são hardwares
específicos (não abertos) e não dá pra ter um lab de HP-UX em casa
para "escovar bit". Por exemplo, normalmente quando acionamos o
suporte da Sun, é porque algum hardware está com problemas, causando
instabilidade no software e os relatórios, logs, etc que temos que
enviar de diagnostico parecem ser propositalmente complexos ou algum
BUG não documentado no software e por não existir uma "comunidade" tão
ampla, acabamos dependendo do fornecedor.

Abraços!
Lincoln