[CentOS-pt-br] Ajuda em Script processador de Tabela de Roteamento - Servidor CentOS

Bruno L F Cabral bruno em openline.com.br
Quinta Outubro 29 19:12:54 UTC 2009

> Preciso melhorar esse script em alguns aspectos:
>
> 1) Preciso ignorar as duas primeiras linhas; só quero IPs e mais nada.
> Como faz isso em shell?

route -n | grep eth > tabela-roteamento.txt

> 2) Depois que o arquivo é formado, gostaria de classificar o arquivo pelos
> IPs, tipo menores primeiros e maiores no fim do arquivo. Como fazer ?

sort -n < lista-ips-destino.txt

> 3) Preciso criar um arquivo de IPs destino no formato IP/numero de bits da
> mascara.

dependendo da versao do ipcalc pode usar
$ ipcalc 192.168.1.1 255.255.255.240 | grep Network
e pegar o campo 2

> 4) Pela tabela acima dá pra vê que existem apenas 04 roteadores. Como
> posso obter uma lista de roteadores com IPs não repetidos?

sort -u

> 5) Como ignorar os IPs "0.0.0.0" ?

route -n | grep eth | grep -v 0.0.0.0 > tabela-roteamento.txt

> Agradeço a atenção de todos e estou no aguardo on-line. Att.
>
> Newton Teixeira do Nascimento Junior
> Analista de Sistemas - CMAO

[]s, !3runo