[CentOS-pt-br] RES: Clonar HD / Instalação do Centos

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Quarta Setembro 30 17:43:41 UTC 2009

Olá pessoal,

Sempre usei o tar para clonar os sistemas mas dá um pouco mais de trabalho
exemplo:

tar czpf /root/backup.tar.gz / --exclude=/proc/* --exclude=/sys/*
--exclude=/root/backup.tar.gz

Logicamente que esse é um exemplo bem simples perto do script que uso
normalmente e backup das bases mysql eu prefiro fazer à parte usando o
mysqldump mesmo.

E para restaurar em outro HD não importando o tamanho, eu boot com um cd de
emergência tipo o sysrescuecd, particiono o disco, formato as partições,
monto chroot e outros detalhes e gero um novo boot com o grub e uma nova
imagem initrd se a controladora de disco for outra, pq senão no boot não vai
achar o disco. :)

Bem se alguém quiser posso fazer um artigo sobre isso. Recentemente fiz um
de SPoP com Openvpn, espero que seja útil pra nossa comunidade. :)

Grande abraço a todos