[CentOS-pt-br] Dificuldades com o centOS 5.4

Fábio de Sousa fabiocs em gmail.com
Domingo Abril 11 14:38:26 UTC 2010

Um salves a todos,

Trabalho em uma empresa, onde o aplicativo principal roda em servidores
linux.... até então todos em suse e ou openSUSE.
Não sou muito fã do openSUSE, então resolvi fazer alguns testes com
outras distros....
Comecei pelo Debian etch, não obtive sucesso em um único item. Neste
aplicativo o qual me refiro, tem uma tela que é desenhada com caracteres
do teclado e formam uma figura parecida com um interior de
ônibus(trabalho em uma empresa de transporte coletivo de passageiros),
tentei resolver, mas não consegui. Uns falaram que era o TERM outros
disse que era o TERMIFO outros o TERMCAP, como não obtive sucesso com o
Debian Etch resolvi testar o Debian Lenny q na época ainda estava em
teste. Para minha surpresa não erro não acontecia no Lenny. passei a
usar o Lenny em algumas máquinas mesmo em teste... hoje já estável...
Mas... usando a liberdade que o linux nos propõe, tem tempinho resolvi
testar o Fedora que funcional perfeitamente, sem erros, mas não se
mostrou tão estável o quanto eu preciso... Resolvi partir então parao
centOS, testei a versão 5.3. Instalei em uma máquina nova, para minha
surpresa tive obstáculos que não entendi.. o centOS não era bom para
reconhecer placas de rede... e uma situação que intrigou. o centOS não
conseguia desligar a máquina por completo. Eu executava o comando halt
-n ou shutdown -h now.. era desligado o sistema, mas o hardware
continuava ligado e a tela parava em uma mensagem do tipo: "SYSTEM
HALTED" e não acontecia mais nada...
Com o lançamento do centOS 5.4 resolvi testar novamente..
O problema com a placa de rede continua... mas resolvi não desistir,
compilei o módulo da placa de rede o sistema reconheceu sem problemas. O
centOS já conseguia delisgar por completo todo o hardware, ai veio a
surpresa negativa... o mesmo problema que encontrei com o Debian etch
acontece com o centOS 5.4. Na tela de venda de passagens, aquela mesma
que é "desenhada" por caracteres de texto.. não fica perfeita, não como
deveria ficar... o que impossibilita o seu uso momentaneamente.
Seria possível resolver este "probleminha" ou vale a pena esperar pelo
centOS 6.0, onde com certeza o kernel será atualizado... e outras
melhorias virão. assim como aconteceu no Debian Etch para o Lenny?
Troquei idéias com alguns amigos e alguns disseram assim../ "Seja
produtivo, para de colocar objeções onde não existe, eles se referem a
um dos motivos por não querer usar o openSUSE é a forte ligação da
Novell com a Microsoft" " Se o openSUSE está lhe atendendo, não perca
tempo em resolver percausos que outras distros lhe propõe, use o
openSUSE e aproveite o tempo para aprender algo que lhe vão lhe
render... que vão lhe fazer mais produtivo"/
Então, amigos que são fãs incondicionalmente do centOS, como proceder?

Abraços a todos,
Fábiocs