[CentOS-pt-br] centos-ds samba

soup box box.soup em gmail.com
Quinta Fevereiro 11 15:40:41 UTC 2010

boa tarde,

estou a alguns dias tentando fazer funcionar um servidor centos 5.4 com
centos-ds e samba.
ja fiz a instalacao e configuracao baseado nesse artigo
(http://www.vivaolinux.com.br/artigo/I
... grando-com-Samba?pagina=1<http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalado-FedoraDS-e-integrando-com-Samba?pagina=1>)
ja utilizei outros mas nao resolveram tambem.
criei os usuarios com smbldap-useradd e setei a senha com smbldap-passwd o
problema estah em eu nao conseguir autenticar pelo windows.
consigo adicionar o micro no dominio (automaticamente ele cria a conta ex:
maquina$) mas na hora de cadastrar o usuario com control userpasswords2 diz
que o usuario nao existe. Quando dou start no winbind consigo adicionar os
usuarios mas aí nao consigo fazer logon.
nesse artigo nao fala nada do winbind e quanto utilizo authconfig-tui e seto
winbind na autenticacao ele muda o smb.conf mas mesmo assim nao funciona.
acredito que esteja faltando um detalhe mas ate o momento nao descobri qual
é, se alguem puder ajudar agradeço muito.

Vi que em alguns sites citam o freeipa, o que seria isso exatamente, um
substituto ao centos-ds ou eh um complemento. para a solucao que busco ter
usuarios na base ldap para samba squid e zimbra (esse ja funciona nessa base
do centos-ds) continuo com o centos-ds ou parto pra outra alternativa? esse
freeipa faria o que?

agradeço muito

abraço
Sandro