[CentOS-pt-br] : Usar Cyrus-imapd em ambiente com storage

Netsul - Valcir valcir em netsulsolutions.com.br
Terça Fevereiro 23 12:22:22 UTC 2010


Obrigado Luis Carlos e Ricardo pelas dicas. Vou explicar melhor:

*Será que não é permissão do seu NFS?*

Olha, já mexi em todas as opções de montagem NFS, coloquei 
exclusivamente como root, desativei toda a parte de segurança, coloquei 
uid e gid como o usuário cyrus:mail, enfim, sem êxito.

*Quando vc diz "dois servidores de emails" vc quer dizer um MX primário e outro secundário?*

Na verdade, o que eu fiz foi usar o ucarp para manter um ip virtual entre os dois reais, sendo um master e outro slave, e o MX aponta para ele. Caso o servidor (físico) master parar, o ucarp "sobe" o mesmo ip no outro, "sobe" os serviços de e-mails (sendmail, webmail, dovecot) e se auto assume, uma vez que o dns aponta para resolver nesse ip, os usuários nem percebem que um servidor caiu.

*Se sim, vale lembrar que o secundário na verdade atua como um repositório das mensagems caso o primeiro MX esteja fora. Assim que o primário retorna as mensagens são encaminhadas para ele.*

Certo, mas como o secundário devolve as mensagens quando o outro voltar, sendo que essa mensagem já foi postada na caixa do usuário no secundário? ele faz isso como? se fizer, resolve todo o meu problema.

*Compatilhar o mesmo diretório simultaneamente com dois servidores que leem e escrevem é trágedia anunciada...*

Concordo com você, por isso mandei a discussão para a lista. A minha necessidade é fazer os e-mails que chegarem no secundário durante o período que o primário está parado, retornar nele quando ele voltar.

*Agora, vc pode manter as mensagens fisicamente no storage, inclusive manter um snapshot em outro lugar. Se cair o primeiro o segundo servidor monta a partição e inicializa os serviços, mas aí teria que ser NFS ou iSCSI...*

Pois é, foi isso que pensei em fazer, fiz testes simulando um storage sendo um terceiro servidor compartilhando via NFS e o servidor que está operando no momento (master ou slave de e-mails) montam o /var/spool/imap e /var/lib/imap no "storage" via NFS, mas não rolou, tentei montar de várias formar, tirando toda a parte de segurança, montando exclusivamente com uid e gid do usuario cyrus:mail mas não vai... dá um erro de I/O.

Se tiver mais dicas agradeço.

Abraço a todos,

Valcir.



Mais detalhes sobre a lista de discussão CentOS-pt-br