[CentOS-pt-br] Numeração de Pacotes no CentOS

Filipe Scalioni filipe em planetarium.com.br
Segunda Maio 10 12:33:38 UTC 2010

Bom, foi mais ou menos o que eu imaginei então, apesar de ser um pacote "antigo" ele é atualizado. Vou baixar os sources pra ver o que tem atualização!

Muito obrigado!

Filipe Guimarães Scalioni
Analista de Desenvolvimento

filipe em planetarium.com.br | (31) 2125-1937

"Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente"

----- Mensagem original -----
De: "Filipe Rosset" <rosset.filipe em gmail.com>
Para: "Portuguese (Brazilian) CentOS mailing list" <centos-pt-br em centos.org>
Enviadas: Sexta-feira, 7 de Maio de 2010 18:07:11
Assunto: Re: [CentOS-pt-br] Numeração de Pacotes no CentOS

On 05/07/2010 03:08 PM, Filipe Scalioni wrote:
> Pessoal,

Buenas!

> eu estava fazendo um comparativo da numeração entre o bind atual do
> CentOS 5.3 (bind-9.3.6-4.P1.el5_4.2) com a última versão lançada,
> 9.7.0-P1. Procurando na NET, achei que este bind do CentOS foi lançado
> pela RedHat em janeiro deste ano, logo não pode estar tão defasado
> assim... Aí me surgiu a dúvida: a RedHat (e o CentOS, de tabela) utiliza
> a mesma numeração de pacotes do resto ou a numeração de pacotes dos RHEL
> é diferenciada?

Veja o exemplo: bind-9.3.6-4.P1.el5_4.2
A primeira parte, bind-9.3.6 'e o numero da versao upstream.
A segunda parte -4.P1.el5_4.2 'e o numero da versao de compilacao da
RedHat/CentOS. Tu podes olhar o historico dessas atualizacoes no
baixando o .src.rpm e dando uma olhada no SPEC, na secao %changelog.
Nessa secao estao inclusos geralmente os patches para o pacote, os
backports, etc.

> Não consegui achar informações sobre isso na net e muito menos algum
> pacote do bind para o CentOS mais atualizado (numericamente), já que
> esse daí é o último que saiu. Se alguém tiver informações sobre isso ou
> souber me indicar um site onde eu possa ver os changelogs dos pacotes
> lançados pro CentOS, eu agradeço.
>
> *Filipe Guimarães Scalioni *

Entao, realmente os pacotes do CentOS tem versoes mais antigas (o que
nao quer dizer desatualizadas, pois a RedHat faz backports) afinal esse
'e o grande negocio dela, manter versoes especificas por muito tempo e
ganhar dinheiro com isso.

--
Filipe Rosset
Fedora Project

"First they ignore you. Then they laugh at you. Then they fight you.
Then you win." Mahatma Gandhi