[CentOS-pt-br] CentOS 5.5 atrazado?

Lucas Timm LH linuxhelper em gmail.com
Quinta Setembro 2 13:40:51 EDT 2010

Não, mas o CentOS se baseia no RHEL. O RHEL também não tem o EXT4, logo, o
CentOS também não tem. Pode ser que no repositório CentOS Plus, ou Extras,
ou whattever, tenha algum pacote unnoficial. Mas, devido à compatibilidade
assegurada entre as duas distribuições, o EXT4 realmente não tem pra
instalação.

Lembro há algum tempo atrás, eu queria o XFS nativo pra instalação em um
sistema que eu iria montar, mas também queria compatibilidade total com o
RHEL. Na época, optei pelo Scientific Linux (outro RHEL-Clone) e que não se
importou "muito" em manter essa compatibilidade total, e disponibiliza o XFS
nativo na instalação, sim.

Não vejo nenhuma distribuição se inspirando em outra, mas é apenas o foco
das mesmas, que é bem distinto.

E a propósito, acho que o RHEL6 terá o EXT4 (não lembro se era o EXT4 ou
BTRFS, desculpa), logo o CentOS 6...

Em 2 de setembro de 2010 14:34, irado furioso com tudo
<irado em bsd.com.br>escreveu:

> buenas, piás.
>
> hoje tive cruel decepção com a instalação do CentOS 5.5: meu hd aqui,
> com outra distribuição, está formatado em ext4 mas.. NÃO EXISTE essa
> opção no instalador.
>
> claro que ext4 é recentíssima - menos de 10 anos - mas será que a
> CentOS está enveredando pelo caminho dos bambis da Debian, que só
> incorporam alguma coisa depois que ela já foi envelhecida em tonéis de
> carvalho pelo menos por 100 anos?
>
> flames > /dev/null
>
> --
>  saudações,
> [...]