[CentOS-pt-br] Softwares em versão mais recente

Fabio Rampazzo Mathias fmathias em gmail.com
Terça Setembro 14 13:08:41 EDT 2010

Flavio,

Em alguns servidores que administro o cliente precisa de versões do PHP mais
novas. O que faço é baixar e compilar com o rpmbuild os SRCs do fedora,
geralmente as versões são mais novas.

Utilizo o php-5.3.3 com o MPM worker e mysql 5.1 utilizando este método, e
funciona muito bem!

Aqui vai mais ou menos como eu faço :

# wget
http://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/releases/13/Everything/source/SRPMS/php-5.3.1-3.fc13.src.rpm
# rpm -Uvh php-5.3.1-3.fc13.src.rpm
# cd /usr/src/redhat/SPECS/
# rpmbuild -bb php.spec
# cd /usr/src/redhat/RPMS/`uname -i`/
# rpm -Uvh php-*.rpm

Explicando por cima, o que acontece é o seguinte :

1. Quando você "instala" um pacote SRC ele copia o código fonte (em tar.gz)
e os patches para o diretorio SOURCES e o arquivo .SPEC (com as instruções
de compilação e empacotamento) no diretório SPECS, ambos diretorios dentro
de /usr/src/redhat/

2. Quando você roda o programa "rpmbuild -bb" ele cria os pacotes binários
no diretorio /usr/src/redhat/RPMS/<arquitetura>/

3. Daí é só instalar o pacote binário =)

Aqui: http://www.redhat.com/archives/rpm-list/2002-February/msg00030.htmltem
um mini-HowTo, acho que vale a pena dar uma lida.

Att,
Fábio Rampazzo Mathias