[CentOS-pt-br] É normal dar "Bad TCP checksum" ?

Giovanni Tirloni gtirloni em sysdroid.com
Terça Julho 12 14:26:51 EDT 2011

2011/7/12 Fellipe Henrique <fellipeh em gmail.com>

> Amigos, estou vendo meu messages, e de 30 em 30 minutos +/-.. aparece a
> mensagem:  Bad TCP checksum  com um numero na frente..400, 800, 1000, 4000
>
> Minha pergunta é: é normal isso? ou é indicio que a placa de rede está indo
> pro brejo?

Por favor envie a linha de erro completa.

Normal é porque o checksum existe para isso mesmo (detectar payload
corrompido). Porém se a quantidade de erros é muito alta relativo ao tráfego
total, é preciso investigar (como você está fazendo).

Note que com TCP checksum offloading ativado, ferramentas como o Wireshark
podem reclamar que o checksum está errado (tudo zero), porém isso acontece
porque o TCP/IP stack deixa para o hardware fazer o cálculo. Não parece ser
o seu caso.

Também não é possível apontar que o seu hardware está com problema assim tão
rapidamente. Qualquer sistema entre você e os hosts remotos poderia estar
corrompendo esses pacotes. Ou talvez algum bug no software que você usa (tem
pppoe ai?). Precisamos de mais detalhes.

--
Giovanni Tirloni