[CentOS-pt-br] HTB funciona somente com o layer7 ativado?

Fellipe Henrique fellipeh em gmail.com
Quinta Julho 14 16:23:28 EDT 2011

Amigos, minha busca de como controlar a banda do pessoal chegou ao htb...
Pesquisei na lista, e achei um exemplo de uma configuração, que adaptei para
minha rede.. ficando dessa forma:

tc qdisc del dev ppp0 root handle 2: htb
tc qdisc add dev ppp0 root handle 2: htb default 40

tc class add dev ppp0 parent 2: classid 2:0 htb rate 102048kbit

# definindo classes filhas ##
tc class add dev ppp0 parent 2: classid 2:10 htb rate 100000kbit ceil
100000kbit
tc class add dev ppp0 parent 2: classid 2:20 htb rate 1024kbit ceil 1024kbit
tc class add dev ppp0 parent 2: classid 2:40 htb rate 24kbit ceil 24kbit

tc qdisc add dev ppp0 parent 2:10 handle 10: pfifo
tc qdisc add dev ppp0 parent 2:20 handle 20: sfq perturb 3
tc qdisc add dev ppp0 parent 2:30 handle 30: sfq perturb 3
tc qdisc add dev ppp0 parent 2:40 handle 40: sfq perturb 3

tc filter add dev ppp0 parent 2:0 protocol ip prio 2 u32 match ip sport 22
0xffff flowid 2:10

mas não barra a conexao em 24k... deixa liberada.. minha pergunta é: não
está funcionando porque eu não tenho o layer7 habilitado? Se sim, como faço
pra habilitar ele no CentOs 5.5?  Os tutoriais que vi do 5.3 não
funcionam... não consigo baixar os arquivos para compilar...

*Fellipe Henrique P. Soares*

Analista e Desenvolvedor de Softwares for Win32
Linux Administrator