[CentOS-pt-br] RES: DHCP em Interfaces virtuais VLAN

Marlon Bastida marlon.bastida em gmail.com
Terça Junho 7 22:45:00 EDT 2011

Luis,

A interfaces virtuais ou alias foram criadas no CentOS
(eth0.2, eth0.3, eth0.5, eth0.10). No switch Cisco existem VLANs como o
seguinte ID e nome (2 - registration, 3 - isolation, 5 - guests, 10 -
normal).
Estou configurando um sistema NAC.

Associei um IP fixo para cada interface virtual criada no CentOS, e queria
distribuir o DHCP em cada faixa mencionada para que o switch fizesse o relay
disso para cada interfaces VLANs dele, já que ele não é servidor DHCP (Cisco
2950).

Elas estão na configuração de /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0.x
          (onde x = 2, 3, 5 ou 10)

O conteúdo do arquivo /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0.2 está
configurado da seguinte forma (os outros arquivos seguem o mesmo modelo
abaixo só mudando o IP e o nome da interface):

DEVICE=eth0.2
ONBOOT=yes
BOOTPROTO=static
IPADDR=192.168.2.10
VLAN=yes

Ou seja está como interface VLAN pelo que entendo. Desculpe se não fui
claro, se por acaso errei o nome ou nomenclatura em algum caso me corrija
para melhor compreensão.

Obrigado,
Marlon