[CentOS-pt-br] Problema de perda de pacote na placa nVidia MCP55

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Sexta Junho 10 15:17:22 EDT 2011

Olá pessoal!

O cliente estava reclamando que "a rede" estava lenta, e percebemos que na
saída do ifconfig, na linha do "RX packets", o número de erros estava muito
alto, e só aumentava a cada arquivo grande transferido (vários gigas).
Exemplo:

*# ifconfig eth
[...]
[...]*

Aqui na empresa, temos diversas máquinas com o mesmo modelo de placa de rede
que tem na máquina desse cliente:
nVidia Corporation MCP55 Ethernet (rev a3)

Todas essas máquinas apresentam esse mesmo problema quando estão ligadas na
rede gigabit. As outras máquinas, também na rede gigabit, que não têm essa
placa, não apresentam esse erro.

A porta do switch está configurada de maneira correta, com auto-negociação,
do mesmo jeito que as demais portas das máquinas que não apresentam
problema.

Se eu coloco a máquina com problema na rede 100 Mbps, o problema não
acontece.

Pelos testes, me parece ser algum bug no driver usado por essa placa, quando
na rede gigabit:

*# ethtool -i eth0
driver: forcedeth
version: 0.62
firmware-version:
bus-info: 0000:80:08.0
*
Baixei a última versão desse driver, mas parece ser a mesma que já temos
(CentOS 5.5).

Alguma ideia do que pode ser o problema? Por que esse tanto de erro nos
pacotes recebidos? O swith não acusa nenhuma perda de pacote (ou seja,
parece que a perda está sendo somente no recebimento do pacote pela placa).

Se for mesmo o driver, ou mesmo para realizar teste, que outro driver posso
testar no lugar do forcedeth para subir a placa de rede? Tentei o tulipe
(achei em algum site durante minhas buscas), mas ele não subia a placa.

Agradeço por qualquer ajuda!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos
Analista de Sistemas - Infraestrutura