[CentOS-pt-br] Dica de como monitorar conexao

Fellipe Henrique fellipeh em gmail.com
Quinta Junho 30 13:44:43 EDT 2011

O mais interessante é que tentei bloquear todas as portas, conforme o script
que enviei alguns minutos atrás... mas não funciona.. com certeza tem algo
errado no script..

#!/bin/bash

# Interface da Internet
ifinternet="ppp0"

# Interface Local
iflocal="eth0"

iniciar(){
  modprobe iptable_nat
  echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
  iptables -t nat -A POSTROUTING -o $ifinternet -j MASQUERADE
  iptables -t nat -A POSTROUTING -o $iflocal -j MASQUERADE
  echo "compartilhamento ativado"

  iptables -t nat -A PREROUTING  -i $iflocal -p tcp --dport 80 -j  REDIRECT
--to-port 3128
  echo "proxy transparente ativado"

 # permite conexoes na interface de rede local e na porta 22
  iptables -A INPUT -i $iflocal -j ACCEPT
  iptables -A INPUT -p tcp --dport 22 -j ACCEPT
  iptables -A INPUT -p tcp --dport 2891 -j ACCEPT
  iptables -A INPUT -p tcp --dport 1963 -j ACCEPT
  iptables -A INPUT -p tcp --dport 80 -j ACCEPT
  iptables -A INPUT -p tcp --dport 3128 -j ACCEPT

# regras basicas de firewall
  iptables -A INPUT -i lo -j ACCEPT
  iptables -A INPUT -p icmp --icmp-type echo-request -j DROP
  echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/conf/default/rp_filter
  iptables -A INPUT -p tcp --syn -j DROP

# bloqueia portas UDP de 0 a 1023
  iptables -A INPUT -p udp --dport 0:1023 -j DROP

# redirecionando portas
  echo "Iniciando redir de portas"
  echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
  iptables -A INPUT -p tcp --dport 3050
  iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i $ifinternet --dport 36001 -j DNAT
--to 192.168.1.3
  iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i $ifinternet -m multiport --dport
22619,22646,42041,37164,8095,36002 -j DNAT --to 192.168.1.2
  iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i $ifinternet --dport 36003 -j DNAT
--to 192.168.1.6
  iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i $ifinternet --dport 36004 -j DNAT
--to 192.168.1.4
  iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i $ifinternet --dport 36005 -j DNAT
--to 192.168.1.8
  iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i $ifinternet --dport 36006 -j DNAT
--to 192.168.1.7
  iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i $ifinternet --dport 36007 -j DNAT
--to 192.168.1.9
  iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i $ifinternet --dport 36008 -j DNAT
--to 192.168.1.10

  iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i $ifinternet --dport 37001 -j DNAT
--to 192.168.1.10
  iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i $ifinternet --dport 37002 -j DNAT
--to 192.168.1.6
  iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i $ifinternet --dport 37003 -j DNAT
--to 192.168.1.8
  iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i $ifinternet --dport 37004 -j DNAT
--to 192.168.1.7

  echo "redir realizado com sucesso"

  echo ""
  echo "> Regras do firewall e compartilhamento ativadas"
}

parar(){
  iptables -F
  iptables -t nat -F
  iptables -P INPUT ACCEPT
  iptables -P OUTPUT ACCEPT
  echo 0 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
  echo "Regras de firewall desativadas"
}

case $1 in
  "start") iniciar ;;
  "stop") parar ;;
  "restart") parar; iniciar ;;
  *) echo "use: start ou stop"
esac

*Fellipe Henrique P. Soares*

Analista e Desenvolvedor de Softwares for Win32
Linux Administrator