[CentOS-pt-br] rota default (e outras, nem tanto)

Sexta Maio 20 13:45:54 EDT 2011

cliente nosso reclamou que não acessava página do seu próprio provedor,
hospedada (óbvio) no mesmo. Após várias verificações, inclusive usando
o links e DESATIVANDO firewall e squid, o resultado era:

# - no route to host

com isso estabeleci rota estática para aquêle host, usando o mesmo
enderêço da rota padrão (default), ou seja:

rota default: XXX.XXX.XXX.XXX eth0

rota adicionada: host YYY.YYY.YYY.YYY gw XXX.XXX.XXX.XXX (exatamente a
mesma rota default).

com isso o site tornou-se acessivel.

bem.. eu nem quero entender o PORQUE os pacotinhos não foram
endereçados para o gw default (lembram-se das aulas de rede? "na falta
de rota definida para host/rede, prevalece a rota default"), exigindo
rota estática. O que preciso MESMO é saber QUAL script deve ser
alterado para que essa rota estática não desapareça no próximo boot.

graande Marcelo Gondim: sei que vc está aí, olhando, pois deixe de
olhar e me dê essa mãozinha (rs).

nota: revirei o google mas as 300.000 paginas encontradas só
apresentam informações desencontradas: ora rc.local (que não
funciona), ora em arquivos shell-script confusos pra kramba (tá.. eu
entendo pi*** de programação), enfim, ninguém tem uma informação
simples para mortais leigos..

enfim: ONDE colocar uma rota estática assim:

route add -host aaa.bbb.ccc.ddd gw www.xxx.yyy.zzz ?

grato,

--
 saudações,