[CentOS-pt-br] filesystem somente leitura

Giovanni Tirloni gtirloni em sysdroid.com
Quinta Setembro 1 20:37:28 EDT 2011

2011/9/1 Adenir Rodrigues <nur em bol.com.br>

> Não, pretendo fazer um sistema robusto resistente a quedas de energia
> rodando a partir de pendrive.

Você precisa então que o sistema lhe garanta que um write() só irá retornar
se os dados estiverem sido gravados em mídia permanente. Como a maioria dos
discos rígido para consumidores "mente", isto é, diz que gravou mas os dados
ainda estão na memória volátil interna.. eu não esperaria que o firmware de
um pendrive convencional fosse mais confiável que isso. O que eu quero dizer
é que mesmo tomando todos os cuidados para que seu sistema aguarde a escrita
em disco, isso pode não estar acontecendo realmente. Seu sistema é tão
crítico assim que precisa descer nesse nível de detalhe? Só você poderá
dizer :-)

Pode bootar pelo DVD de instalação e instalar direto no pendrive. Escolha um
filesystem com journal (ext3, ext4, etc) e pronto. Não vejo a necessidade de
você rodar nenhum filesystem em read-only mas, se quiser fazer isso, so tome
cuidado com o particionamento para separar /usr, /var, etc... e defina então
cada filesystem que for necessário como read-only (exceto /var & cia). Tem
tutoriais no Google explicando como criar um sistema embedded (como foi dada
a dica pelo Toledo).

Se isso não for o que você quer, talvez seja melhor estudar como um LiveCD
funciona e fazer algo parecido. Pelo menos o Fedora tem ferramentas para
gerar um LiveCD a partir de um sistema instalado, não sei ao certo se o
CentOS tem.

--
Giovanni Tirloni
sysdroid.com