[CentOS-pt-br] RES: [OFFTOPIC] Xen ou KVM?

fabiano stocco fabianostocco em gmail.com
Quarta Abril 11 12:38:40 EDT 2012

Galera.

Utilizo o KVM para virtualizar na empresa onde trabalho, o mesmo esta
acoplado a storage de tecnologia SAS 6G  e não tenho nenhum problema com
clonagem, desempenho, migração e snapshot. Utilizo o Virt-manager para
gerenciar as maquinas, e tudo funciona redondinho. Fiz testes como o Xen e
o Vmware, e o desempenho foi melhor que o Xen e igual ao Vmware. Quanto a
dificuldade só tive um problema com maquinas windows 2003 32bits onde houve
uma degradação no desempenho do mas tudo muito estável.

Uma coisa que ganho com o KVM é a possibilidade de fazer virtualização de
desktop com o Spice, e fico 100% até mesmo dispositivos USB como pendrive,
impressoras e etc funcionam no cliente. Se for fazer o mesmo com o Xen e
com Vmware fica caro.

Só que tudo isso precisa de conhecimento alem de consoles graficos, é
necessario ler muitas documenções, e tunning para obter o maximo que a
ferramenta permite. Se não quer se aprofundar vai para Vmware  ou Xen. Mais
se já conhece linux vai de KVM.

Abraço.

Fabiano Stocco