[CentOS-pt-br] SAMBA PDC + LDAP = CentOS 6.2

Gabriel O. Franca gabriel.franca em gmail.com
Quarta Abril 18 08:30:25 EDT 2012

Então meu rei pra te ser sincero eu tbm nao escrevi um tutorial mais monto numa boa a base ldap + samba.

para montar a base no centos 6.x eu uso o seguinte.

http://docs.redhat.com/docs/en-US/Red_Hat_Enterprise_Linux/6/html/Migration_Planning_Guide/ch07s03.html

ai uso um arquivo ldif pra importar os dados e subo o samba.

Criar um arquivo chamado linux.ldif com o seguinte conteúdo:
dn: o=linux
o: linux
objectClass: top
objectClass: organization
objectClass: domainRelatedObject
associatedDomain: linux.com.br

dn: ou=Computadores,o=linux
ou: Computadores
objectClass: top
objectClass: organizationalUnit
objectClass: domainRelatedObject
associatedDomain: linux.com.br

dn: ou=Usuarios,o=linux
ou: Usuarios
objectClass: top
objectClass: organizationalUnit
objectClass: domainRelatedObject
associatedDomain: linux.com.br
dn: ou=Grupos,o=linux
ou: Grupos
objectClass: top
objectClass: organizationalUnit
objectClass: domainRelatedObject
associatedDomain: linux.com.br

dn: ou=Idmap,o=linux
objectClass: organizationalUnit
objectClass: sambaUnixIdPool
ou: Idmap
uidNumber: 10000
gidNumber: 10000

dn: cn=NextFreeUnixId,ou=Idmap,o=linux
cn: NextFreeUnixId
objectClass: inetOrgPerson
objectClass: sambaUnixIdPool
uidNumber: 1012
gidNumber: 1000
sn: NextFreeUnixId

Adicionar o arquivo linux.ldif a base do LDAP usando o comando
ldapadd -x -D cn=admin,o=linux -W -f linux.ldif ele vai pedir a senha q vc definiu no slapd.conf

Segue o meu smb.conf.

[global]
#Dominio, Nome e Descricao
workgroup = CMC
netbios name = lx-cmc-smb
server string = Servidor de Arquivos

#Nao mostrar no servidor o wizard "Adicionar Impressora e liberar impressoras pelo samba"
show add printer wizard = No
printcap name = /etc/printcap.cups
printing = cups
load printers = yes

#Quais interfaces de rede Utilizar
interfaces = lo, eth0, br0
bind interfaces only = yes

#Configuracao wins
wins support = yes
# wins proxy = yes
# wins server = yes

#Nivel de Mensagens
log level = 3
log file = /var/log/samba/log.%U
max log size = 50
debug level = 1
syslog = 0

#Atuar como um Servidor de Dominio
security = user
domain logons = yes
preferred master = yes
os level = 100

#Atuar como um PDC - caso seja BDC altere para "no"
domain master = yes

#Tratamento das senhas
encrypt passwords = yes

#Equivalencia de usuarios Windows x Linux
username map = /etc/samba/smbusers

#Evitar o perfil ambulante do Windows NT/XP
logon path =
logon drive =
logon home =

#Script de logon em rede (deve ficar no compartilhamento netlogon - em formato DOS)

logon script = logon.bat
#Configuracoes para o LDAP
passdb backend = ldapsam:ldap://127.0.0.1
ldap passwd sync = yes
ldap delete dn = yes
ldap ssl = off
ldap admin dn = cn=admin,o=cmc
ldap suffix = o=cmc
ldap machine suffix = ou=Computadores
ldap user suffix = ou=Usuarios
ldap group suffix = ou=Grupos
ldap idmap suffix = ou=Idmap
idmap backend = ldap:ldap://127.0.0.1
idmap uid = 10000-20000
idmap gid = 10000-20000

#Permitir que usuarios do grupo "Administrador do Dominio" possam ingressar maquinas winxp e nt ao dominio samba
enable privileges = yes

#Scripts utilizados para Gerenciar Usuarios da Microsoft
add user script = /usr/sbin/smbldap-useradd -m "%u"
delete user script = /usr/sbin/smbldap-userdel "%u"

#adicionar e remover Grupos
add group script = /usr/sbin/smbldap-groupadd -p "%g"
delete group script = /usr/sbin/smbldap-groupdel "%g"

#Scripts para adicionar e remover usuarios nos grupos
add user to group script = /usr/sbin/smbldap-groupmod -m "%u" "%g"
delete user from group script = /usr/sbin/smbldap-groupmod -x "%u" "%g"

#Script para definir o grupo primario do usuario
set primary group script = /usr/sbin/smbldap-usermod -g "%g" "%u"

#Script para adicionar maquina Win NT e XP ingressar no dominio
add machine script = /usr/sbin/smbldap-useradd -w "%u"

#Otimizacoes recomendadas
##max protocol = smb2
smb ports = 445 139
name resolve order = lmhosts host wins bcast
utmp = yes
time server = yes
template shell = /bin/false
winbind use default domain = no
map acl inherit = yes
strict locking = yes
store dos attributes = yes

#Como o cliente ira se comunicar com o servidor
socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
#Ativar a internacionalizacao: permitir caracteres acentuados pelo windows
dos charset = CP850
unix charset = ISO8859-1

# bloqueio de extensoes de midia no samba
## veto files = /*.eml/*.mp3/*.nws/*.{*}/*.avi/*.mpeg/*.mpg/*.wma/*.wmv
#nao tentar fazer um lock nesses arquivos
## veto oplock files = /*.doc/*.xls/*.mdb/*.docx/*.DOC/*.DOCX/*.XLSX/*.xlsx/*.rtf/*.RTF/

# Tratar os arquivos que comecam com "." como ocultos para maquinas Windows
hidedotfiles = yes

#administradores do samba
admin users = admin gabriel cristiano rafael suporte

#Auditoria de Arquivos

vfs objects = recycle
full_audit:success = open, opendir, write, unlink, rename, mkdir, rmdir, chmod, chown
full_audit:prefix = %u|%I|%S
full_audit:failure = none
full_audit:facility = local5
full_audit:priority = notice

#Lixeira individual

recycle:keeptree = yes
recycle:versions = yes
recycle:repository = /dados/trash/%U
recycle:exclude = *.tmp, *.log, *.obj, ~*.*, *.bak, *.iso
recycle:exclude_dir = tmp, cache

#=============================
#===== Compartilhamentos =====
#=============================

[netlogon]
comment = Servico de Logon em Rede [ logon.bat ]
path = /dados/scripts/
browseable = yes
read only = yes

[home]
comment = Diretorio Pessoal de Cada Usuario
path = /dados/users/%u
browseable = no
writeable = yes
# bloqueio de extensoes de midia no samba
veto files = /*.mp3/*.nws/*.{*}/*.avi/*.mpeg/*.mpg/*.wma/*.wmv/*.exe
#nao tentar fazer um lock nesses arquivos
veto oplock files = /*.doc/*.xls/*.mdb/*.docx/*.DOC/*.DOCX/*.XLSX/*.xlsx/*.rtf/*.RTF/

Se achar algo estranho no smb.conf me passa pra eu corrigir heheheh.

Att,

Gabriel