[CentOS-pt-br] Tema de TCC

Marcelo Gomes marcelogomesrp em gmail.com
Sexta Agosto 24 08:39:26 EDT 2012

Bom dia João. Tudo bem ?

A minha sugestão macro é a de você fazer um trabalho aplicado, por exemplo:

Se for fazer sobre o uso de ferramentas livres para virtualização, procure
implementar estas ferramentas em algum ambiente.
Se for fazer sobre IPV6 como foi sugerido pelo lscrilsld faça uma estudo de
caso de implantação em alguma ambiente.

Uma coisa que deve levar em conta é que o seu TCC vai ser seu cartão de
visita após terminar o curso, quando for buscar um emprego, possivelmente
você vai ser questionado sobre o seu TCC ou sobre experiencia da área (O
TCC pode cobrir um possível lacuna) se for querer fazer mestrado/doutorado
a importância do TCC é maior ainda.

Eu particularmente não gosto de trabalhos que são apenas
revisões bibliográficas (permitidos em TCC).

Outra dica, limite seu tema a um escopo pequeno, faça o que foi proposto e
depois vai ampliando o escopo, vejo muitas pessoas na hora de escolher o
tema do TCC começa a viajar e tem diversas ideias (boas ideias) e decide
fazer um TCC que cobre diversos pontos e faz de tudo, mas isso na pratica
acaba que a pessoa pesquisou um pouquinho de muita coisa que não é
suficiente para um trabalho e acaba ficando sem nada para entregar.

Mas voltando ao foco da pergunta.
Em virtualização poderia ser algo como:

Estudo de caso sobre ganhos e perdas em virtualização por função, (Banco de
Dados, Servidor de Arquivo, Servidor Web etc)
=> É comum dizer servidor de banco de dados não pode ser virtualizado, você
pode apontar as vantagens e as desvantagens, o mesmo vale para os outros
serviços.

Sobre IPV6
=> O impacto da adoção do ipv6 na empresa FooBar, os problemas os ganhos

Outros temas bons, seria:

Alta disponibilidade, processamento paralelo, sistemas de arquivos para
cluster (o meu post sobre Lustre no meu blog é o mais acessado toda
semana), CUDA (usa a placa de vídeo Nvida para processamento)

O tema mais relevante atualmente acho que seria Interfaces Naturais, acho
que o kinect deu uma alavancada muito grande neste mundo, e o com o Arduino
da pra fazer coisas fantasticas!!!

Além do já bem explorado e fascinante mundo do Android.

abraço,

Marcelo Gomes

Em 24 de agosto de 2012 01:20, João Paulo Ferreira <joao em joaoferreira.eti.br

Marcelo Gomes
(16) 8811 7286
Blog: http://marcelogomesrp.blogspot.com.br/
Linkedin: http://br.linkedin.com/in/marcelogomesrp