[CentOS-pt-br] Firewall CentOS 6

Marcus Vinícius Liberani marcusliberani em yahoo.com.br
Terça Março 27 09:45:43 EDT 2012

Muito obrigado Silésio, pela sua atenção.

Vou dar uma olhada no link que você mandou e vou aceitar a sua ajuda sim, com certeza.
Na verdade, preciso me familiarizar com o CentOS por que pretendo estudar para obter a LPIC, então acredito que por enquanto, não posso, digamos, "pegar atalho", preciso conhecer as particularidades do CentOS assim como as do Debian, por que pretendo me aprofundar no GNU/Linux, sabe, prorroguei por muito tempo esse "enfiar a cara" no Linux, mas agora, não tem mais jeito, decidi.
Agradeço sim a sua ajuda, vou acompanhando a lista e essa semana já vou instalar o CentOS e começar a praticar, já tenho o equipamento para isso. Obrigado e qualquer coisa, posto aqui.
Grande abraço!

-----------------------------------
(o_    Marcus Vinícius
//\       Gnu/Debian
V_/_ User # 171901

 De: Silésio Gabriel <silesiogabriel em gmail.com>
Para: Marcus Vinícius Liberani <marcusliberani em yahoo.com.br>; Portuguese (Brazilian) CentOS mailing list <centos-pt-br em centos.org>
Enviadas: Segunda-feira, 26 de Março de 2012 20:16
Assunto: Re: [CentOS-pt-br] Firewall CentOS 6

Boa noite.

Marcus Vinícius, assinou  a lista certa. Bem, trabalhei em uma
implementação recente usando Squid e CentOS 6.2. Pela sua assinatura (
usa um ambiente Debian) pode ter um pouco de dificuldade se utilizar
os pacotes pertencentes na distribuição atual CentOs 6.2 ( pois segue
padrão RedHat).

Uma sugestão é baixar os fontes dos serviço (Squid)  e compilá-lo você
mesmo . Daí pode até configurar da maneira Debian a localização  de
arquivos de confguração.

Quanto ao iptables, pode utilizar a maneira RedHat ou com poucos
ajustes alterar para um script que já deve utilizar no Debian.

Bom estou a disposição para ajudar em alguma coisa. Quanto
documentação pode procurar documentação do REDHAT 6.2 um pdf sobre
segurarança http://docs.redhat.com/docs/pt-BR/Red_Hat_Enterprise_Linux/6/pdf/Security_Guide/Red_Hat_Enterprise_Linux-6-Security_Guide-pt-BR.pdf
e quanto ao squid o proprio site já ajuda muito, aqui alguma dicaas
de compilação para o REDHAT que funcionam igualmente no centOS.

Silésio Gabriel