[CentOS-pt-br] Certificacões Red Hat

Aslan Carlos aslan em linuxadvanced.com
Quarta Maio 2 08:40:46 EDT 2012

On 04/01/2012 12:16 AM, Marco Passos wrote:
> gunda prova (que é logo após a primeira para quem passa) se fecha a
> primeira prova ou seja fizer 100% da primeira prova. O profissional
> que aplicou a prova montou uma rede na hora e quem resolvia o nome da
> rede era a máquina dele. As estações não tinham acesso a internet e
> também não tinham ambiente gráfico (foi tudo em modo texto).
Bom dia pessoal.

   Sobre as certificações da Red Hat, eu fui funcionario da Red Hat
durante dois anos na parte de treinamentos, vou esclarecer algumas coisas.

  Na antiga versão do RHEL 5.x as vocês teriam duas certificações base:
  RHCT - Red Hat Certified Technician
  RHCE - Red Hat Certified Engineer.

A certificação mais desejada é o RHCE, bem conhecida.

O RHCT abrange conteudos de um SysAdmin mais básico, toda o conteudo é
baseado em preficiencia no conhecimento de como funciona um servidor Red
Hat e como debugar problemas, porem todas as configuracoes sao voltadas
para configuracao de clientes de software como impressora, rede,
usuarios e etc.

O RHCE é voltada para um Sysadmin mais avançado onde o curso é baseado
em configuração de serviços, como apache, smtp, ntp e afim.

Todas as provas e cursos são praticos, o problema de um curso e prova da
Red Hat, que somente um funcionário da Red Hat poderá aplicar um EXAME,
que também é 100% pratico, existe uma burocracia em relacao a
autorizacao da prova, pois quem faz a correcao eh uma equipe de fora.

As provas da Red Hat testa se voce sabe, e não decoreba como LPI e
afins, se voce sabe se virar, utilizar manuais e afim, voce se da bem na
prova.

Atualmente o RHEL esta na versao 6.0, eh bastante cobrado a parte de
Virtualizacao, que eh praticamente 100% dos cursos e prova são com
virtualizacao, antigamente com XEN hoje somente com KVM.

Existe outras certificacoes, que vocês podem verificar em :
http://www.redhat.com/training/certifications/

E é possivel verificar a validade de sua certificacao, no proprio site
da Red Hat.

https://www.redhat.com/wapps/training/certification/verify.html

Segue meu ID: 100-001-635

Abs!