[CentOS-pt-br] Openvpn ida e volta

Netsul Solutions [Valcir] valcir em netsulsolutions.com.br
Sexta Maio 18 14:25:05 EDT 2012

Boa tarde Thiago,

>Nesse cenário, os certificados de VPN são configurados nos firewall's para que a rede interna dos clientes VPN tenham acesso a
>rede interna onde fica o servidor. Estou precisando que o contrário também funcione, ou seja, a rede interna do servidor de VPN >também tenha acesso a rede interna do cliente VPN.

Isso é muito simples de fazer, basta você configurar o arquivo de cada cliente de vpn, no servidor dentro do /etc/openvpn/ccd, e ali dentro você coloca a rede (subnet e máscara) na opção iroute, algo como assim: iroute 192.168.1.0 255.255.255.240. Dentro do server.conf também deve habilitar essa rede na opção route.

Ok?

Valcir.

Netsul Solutions
fone: [46] 3224-6965