[CentOS-pt-br] ratificar: linux como router

Leonardo Bacha Abrantes leonardo em lbasolutions.com
Quinta Maio 24 12:39:16 EDT 2012

Fala galera!

Supondo que eu tenha as seguintes configurações:

eth0 = 10.1.1.1/24 (link com outro prédio)
eth1 = 192.168.1.1/24 (servidores que será acessados)

route add -net 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 dev eth0

Agora fiquei pensando e na dúvida: como são interfaces diretamente
conectadas não precisaria adicionar rotas estáticas. Então somente um echo
1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward já faria o roteamento entre as redes
operando sem nat.

=============

o cenário real é um link dedicado interligando dois prédios, e uma ponta
desse link vai chegar em um centos.
Na outra interface desse linux, estariam alguns servidores que irão ser
acessados através desse link dedicado por uma filial.

Caso eu quisesse nat teria que incluir a regra: iptables -t nat -A
POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

e para acessar os serviços nestes servers, teria que adicionar um
prerouting e redirecionar para o ip de cada servidor.

iptables -A FORWARD -o eth0 -i eth1 -m state --state RELATED,ESTABLISHED -j
ACCEPT
iptables -A FORWARD -i eth1 -o eth0 -m state --state
NEW,RELATED,ESTABLISHED -j ACCEPT
iptables -A FORWARD -s $remote_ip -d 192.168.1.2 -m multiport -p tcp
--dport 80,3690,5342 -j ACCEPT
iptables -t nat -A PREROUTING -j DNAT -d 10.1.1.1 -m multiport -p tcp
--dport 80,8080,3690 --to-destination 192.168.1.2
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

estou na dúvida sobre nat e sobre a melhor solução.

obrigado!