[CentOS-pt-br] Desativar o touchpad - achei a solução

Geraldo jrfontes.listas em yahoo.com.br
Domingo Setembro 30 16:18:23 EDT 2012

Antes de mais nada, gostaria de agradecer as sugestões recebidas,
principalmente o Marcelo Gomes e Marcelo Beckmann.
Contudo a solução que deu certo eu encontrei em
https://help.ubuntu.com/community/SynapticsTouchpad.
Resumindo, foi necessário instalar o pacote xorg-x11-apps.x86_64. Nada
que o YUM não resolva.
Depois, rodei o programa XINPUT e identifiquei o touchpad no meu sistema:

xinput -list
⎡ Virtual core pointer id=2 [master pointer (3)]
⎜ ↳ Virtual core XTEST pointer id=4 [slave pointer (2)]
⎜ ↳ PIXART USB OPTICAL MOUSE id=15 [slave pointer (2)]
⎜ ↳ Macintosh mouse button emulation id=14 [slave pointer (2)]
⎜ ↳ PS/2 Generic Mouse id=13 [slave pointer (2)]

No meu caso, o Pixart USB Optical Mouse é o meu mouse e as duas linhas
abaixo correspondem ao touchpad: Macintosh mouse e PS/2 Generic Mouse.
Daí foi só rodar novamente o XINPUT com os ID's de ambas as linhas (13 e
14) para desativar:

xinput set-prop 13 "Device Enabled" 0
xinput set-prop 14 "Device Enabled" 0

Resultado: o meu touchpad está morto. Agora é só colocar esses comandos
em algum script de inicialiação e pronto. Isso eu ainda não fiz, mas não
deve tomar muito tempo.
Enfim, fica aí a solução para o caso de alguém mais precisar.

--
[]'s

Geraldo
jr.fontes em ymail.com