[CentOS-pt-br] acesso FTP com pastas especificas

Gabriel O. Franca gabriel.franca em gmail.com
Quarta Agosto 28 14:57:41 UTC 2013

Galera a solução que eu uso.

1 ) criar uma pasta como /ftp e dentro dela as pastas em questão

2 ) criar os grupos que irão gravar nessas pastas

3) dar direito nas pastas para os grupos

4) colocar os usuários em seus respectivos grupos .

Desenhando.

1) Dentro do /ftp

financeiro
rh
almoxarifado

2) criar os grupos financeiro,rh,almoxarifado usando o comando groupadd

3) dar o direito na pasta com o comando chmod 2770 e definir o grupo dono da pasta chgrp financeiro financeiro e assim por diante.

4) colocar os usuários dentro dos respectivos grupos eu sei q tem comando pra isso mais sendo bem sincero não me lembro então vamos editando os arquivos mesmo. vim /etc/group e ache a linha do grupo criado coloque os usuários com uma separação por virgula.

feito isso quando conectarem no ftp todas as pastas serão exibidas mais apenas quem tiver direito nela vai poder acessar.

bom aqui pra mim funciona bem sendo que uso pra alguns clientes algo em torno de 80 pastas e por ai vai.

qual servidor ftp usar ? sinceramente jah usei proftpd muito bom mais hoje em dia uso o q vem na distro mesmo sem muita dor de cabeça.

abraço a todos e bom estudo !!!!

atenciosamente,

Gabriel